Mês de enfoque tem proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos vítimas de acidentes no trânsito em todo mundo
Nesta quinta-feira (11) a palestra do Maio Amarelo proporcionado pela Prefeitura de Gravatá, por meio do Departamento Municipal de Gravatá de Trânsito e Transportes (DMGTTRANS), chegou aos alunos do 1º ano do EREM Devaldo Borges.
A campanha nacional, que acontece todos os anos, tem o enfoque de conscientizar as pessoas, principalmente os condutores de automóveis e motos, para diminuir o número de mortes no trânsito que ainda é considerado elevado pelas imprudências praticadas.
Durante a palestra Agostinho Santos, diretor do DMGTTRANS e o advogado da direção jurídica do DMGTTRANS, Pedro Sales, repassaram aos alunos, que também são transmissores de mensagens para dentro de casa e sua comunidade, os conhecimentos sobre as instruções básicas do trânsito, a importância dos equipamentos de segurança de carro e moto, além de destacar o respeito aos limites de velocidade e ter uma atenção especial na direção defensiva.
O inspetor chefe da Guarda Civil Municipal, Ualisson Oliveira, esteve presente, já que o comando realiza um trabalho exemplar na proteção de bens e serviços do município de Gravatá.
Guilherme Vinícius, aluno do 1º ano da EREM Devaldo Borges, opina sobre essa iniciativa: “É realmente muito importante para a gente saber como a gente pode se prevenir em acidentes de trânsito já que muitas pessoas dirigem sem consciência e o trânsito é um lugar muito perigoso para as pessoas em geral, e mostrar o empenho da gestão em colocar faixa de pedestre para que a gente se sinta seguro ao atravessar a rua já que a cidade está se tornando muito movimentada”.
Para Agostinho Santos, diretor do DMGTTRANS, é importante levar esse tipo de conhecimento aos alunos como forma de conscientizá-los desde cedo: “É importante que os órgãos de trânsito repassem essa preocupação exatamente para a juventude nessa faixa etária que já está pensando em dirigir, em tirar a habilitação. Nossa mensagem é que essa campanha do Maio Amarelo não seja só no mês de maio e sim todo o ano, e que no trânsito a gente lembre de um detalhe, ao escolher, escolha a vida”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)