Assessoria de Juventude realiza palestra de conscientização para emissão do Título de Eleitor 

Publicado em 11 de abril de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Esclarecimentos são importantes para que os jovens saibam o valor do voto e a importância do seu papel como cidadãos na hora de decidir o rumo do país

 

Diante da queda do número de jovens que votam no país, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceira com Conselho de Juventude – COMJUVE, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou, nesta segunda-feira (11), palestras de conscientização aos jovens a partir de 16 anos para emissão do Título de Eleitor.

 

Com o tema “Campanha Tire Seu Título” os alunos dos primeiro, segundo e terceiro anos da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz Mendonça (ETE) tiveram orientações sobre a democracia, a importância de seus votos, além de exercer a cidadania e ajudar a decidir o rumo do país. Além disso, os jovens poderão escolher quem mais representa suas ideias e aprenderam a não desperdiçar seu voto, votar de forma consciente e saber que cada voto conta.

Atualmente, os jovens podem tirar seu título de maneira rápida e prática, realizando a impressão em sua residência. Para isso, basta acessar o Título Net e seguir o passo a passo. Os documentos necessários são: RG e comprovante de residência. Com relação à biometria, os jovens não precisam se preocupar, pois diante do momento pandêmico que ainda vivemos, essa ferramenta está suspensa por tempo indeterminado.

Os jovens que completam 16 anos até 02 de outubro de 2022 têm até o dia 04 de maio para emitir seu título, os demais têm até essa data para regularizar ou atualizar seu título de eleitor para votar nas eleições de 2022.

Em caso de dúvidas, o Cartório da 30ª Zona Eleitoral em Gravatá está acessível para todos os esclarecimentos pelo telefone (81) 3194-9730 / 3194-9030 ou pelo WhatsApp (81) 99900-9751.

 

Para Ramon Jhonata, aluno do 1º anos B de ADM, foi uma manhã enriquecedora de conhecimentos: “Essa palestra é de fundamental importância, principalmente para nós jovens que estamos começando a tirar nosso título de eleitor, porque muitos de nós não tiveram a oportunidade de saber o que é a democracia e qual o nosso papel como cidadão na sociedade. Quem vai mudar o país não são eles, não sou eu, é nós, o conjunto e é necessário fazer parte desse conjunto até porque uma pessoa, uma causa não vai conseguir mudar nada. A junção das classes é que vai conseguir fazer a mudança,  na minha visão, será também necessário ter palestras assim de conscientização sobre o voto, sobre tirar o título de eleitor porque é algo necessário para nossa juventude”. 

 

Artur Felipe, assessor da Juventude, comenta sobre o intuito dessa palestra: “Estivemos aqui hoje no ETE para conscientizar os jovens a partir dos seus 16 anos de idade. Infelizmente, nas últimas eleições tivemos muito poucos jovens votando, diminuiu a porcentagem de jovens e nossa preocupação é que os jovens possam votar, que eles possam exercer a democracia e exercer a sua cidadania. Então, ano passado o Tribunal Superior Eleitoral já vinha realizando trabalho, o TRE veio trabalhando, agora em março o TSE novamente trabalho, e a Secretaria de Assistência Social e Juventude através da Assessoria de Juventude em planejamento com a secretária Viviane Facundes, proporcionou que esse mês pudéssemos trabalhar com os jovens em todas as escolas, particulares, estaduais e nos distritos rurais, a conscientização desses jovens. Então, faço o convite a você jovem do município de Gravatá que não deixe de exercer sua cidadania, não deixe de ir às urnas no dia 02 de outubro. Você tem vez e voz.

 

Também estiveram presentes o vice-presidente do COMJUVE, Daniel Gomes, e a representante do COMDICA, Emanuella Ferreira.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

 

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS