Bênção dos animais no dia de São Francisco em Gravatá foi marcada pela presença maciça de várias espécies

Publicado em 04 de outubro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Destaque

Há quatro anos, padre João Paulo Gomes realiza a bênção aos bichinhos no dia do santo protetor dos animais

 

Cachorros, gatos, cavalos, papagaio, cágado, coelho e passarinho foram algumas presenças registradas na bênção de São Francisco, na Paróquia de Sant’Ana, na manhã desta segunda-feira (04), dia em que se comemora o santo da Igreja Católica padroeiro da ecologia e dos animais. 

Há quatro anos que o pároco da Matriz de Sant’Ana, padre João Paulo Gomes, proporciona esse momento de união entre os animais e os seres humanos. Antes da bênção, são celebradas as missas às 7h e 9h. A bênção é uma cerimônia rápida para não agitar os bichinhos. 

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Facundes, esteve presente na bênção, junto com os filhos Maria Luiza e Luiz Fernando, além de um dos animais da família, uma cadelinha chamada Sandy. 

O cabo da Polícia Militar de Pernambuco, Thilkelly Pontes, foi um dos convidados para levar os cavalos da polícia montada para receberem a bênção. Ele disse que: “recebemos o convite para vir aqui na igreja para participar da bênção dos animais e nada mais justo do que proporcionar isso para os animais que trabalham junto com a gente em nosso dia a dia. E nós fomos prestigiados de estarmos aqui nesta manhã também”. 

 

Gilvânia Gomes, de 41 anos, é Agente Comunitária de Saúde em Gravatá e levou a filha de quatro patas, Preta, de 8 anos, para receber a bênção. “Sempre fiz parte das atividades dessa igreja e é o segundo ano que trago ela para ser abençoada. Ela ama vir, fica super animada porque raramente saio com ela. Na última vez que participamos, houve uma caminhada até a Praça Rodolfo de Morais e foi muito bom. Tirei o dia de folga hoje para trazer ela”. 

 

O pároco da Paróquia de Sant’Ana, padre João Paulo Gomes, acredita que esse é um modo de conscientizar as pessoas na causa animal. “Hoje é um dia especial, porque nós recordamos São Francisco de Assis, que pelo seu amor universal aos seres humanos e também aos animais e toda natureza, tornou-se um referencial e um exemplo de respeito por toda forma de vida. Então, no Dia de São Francisco de Assis, em tantos lugares do mundo, costuma-se dar a bênção dos animais. Aqui em Gravatá não poderia ser diferente: reconhecer a dignidade da vida, da ecologia e defender também o direito de tantos animais abandonados”.

 

Padre João Paulo ainda fez a citação bíblica de Mateus capítulo 12, versículo 11: “Se teu animal cair no buraco no domingo, você não vai tirá-lo e socorrê-lo? Os animais são importantes e por isso devem sempre ser socorridos. Aquilo que nós fazemos é um socorro pelos animais assim como Jesus Cristo pediu”. 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS