Caminhada “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” tem grande adesão da sociedade civil de Gravatá

Tags: , , , , ,
Publicado em 18 de maio de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Com cartazes e balões laranjas nas mãos, cortejo saiu da Estação do Artesão e seguiu até a Praça Pedro Joaquim de Souza, conhecida como Praça 10

 

 

 

O Maio Laranja é marcado como o mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e Gravatá não fica indiferente ao Dia Nacional, em 18 de maio, data tão significativa do calendário brasileiro.

 

 

 

Por isso, foi realizada, na tarde da quinta (18), a caminhada Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que teve concentração e saída da Estação do Artesão e seguiu até a Praça Pedro Joaquim de Souza, conhecida como Praça 10, onde foi a culminância com falas expressivas de organismos participantes, música e apresentação teatral.

 

 

Organizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, ainda com adesão das Secretarias Municipais de Educação, Mulher e Saúde, e mais cinco instituições da sociedade civil da cidade, como GAMR, ODIP, SERC, Pro Ludus, Círculo Operário e Fábrica de Cultura, toda a caminhada teve o batuque contagiante do Centro Cultural Sol Brilhante do Sítio Caroá. 

 

 

O prefeito Joselito Gomes não pôde participar da caminhada, mas fez questão de cumprimentar as pessoas que passavam em frente ao Paço Municipal.

 

 

Edson Oliveira, diretor do Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR, considerou que “o dia 18 de maio é uma data referenciada no Brasil inteiro como Dia Nacional de Combate à Violência e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, e Gravatá não pode ficar de fora dessa campanha e dessa luta constante”.

 

Mary Rocha, conselheira tutelar, marcou presença no evento e parabenizou a iniciativa.  “Esse é um marco muito importante, poder estar nas ruas mostrando e conscientizando por um assunto tão importante alusivo ao combate da exploração sexual de crianças e adolescentes, que tem sido tão vítimas de quem muitas vezes deveria cuidar e estão à mercê desse abuso e exploração sexual. Uma iniciativa muito boa para conscientizar cada um a fazer a sua parte como sociedade e é como diz o tema: Faça bonito. Denuncie, porque crianças e adolescentes devem estar protegidos e devem ter de fato a garantia de direitos. O Conselho Tutelar está se fazendo presente para essa conquista tão importante: estarmos juntos em prol de uma causa tão nobre”.

 

A articuladora do Selo Unicef em Gravatá e presidente do Conselho Municipal de Defesa e Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, Irmã Velúzia Rodrigues do Nascimento, disse: “é louvável essa iniciativa e é uma junção, há uma regulação da sociedade civil e o governo, porque disponibilizou secretarias municipais porque é o que Josefa da Pró Ludus falou ao microfone, se a gente der as mãos, fica muito mais fácil da gente combater essa violência tão triste. 18 de maio que marca esse combate e Gravatá está de parabéns, tanto a sociedade civil, como o governo municipal por dar as mãos e fazer essa caminhada e tudo o que foi feito ao longo do mês e que vai ser feito para que a gente possa alertar nossas crianças e adolescentes e sociedade civil para denunciar tudo aquilo que vai de encontro a nossas crianças e adolescentes”. 

 

A secretária executiva de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Viviane Salgado, falou sobre: “a gestão pública municipal, através do prefeito Joselito Gomes, todas as organizações da sociedade civil, escolas públicas e particulares, estão aqui hoje para dizer não ao abuso sexual de criança e adolescente e a gente clama que as pessoas denunciem, pois a gente precisa da denúncia, precisa combater esse crime que já vem sendo velado a tanto tempo”.

 

As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100, pelo Conselho Tutelar de Gravatá, no telefone (81) 98871-5153, com plantão 24 horas, ou ir até a unidade física das 8h às 17h. Ou ainda procurar a delegacia mais próxima.

 

 

A Guarda Civil Municipal de Gravatá acompanhou o trajeto garantindo a segurança de todos e realizando bloqueios itinerantes. À medida que o desfile passava, o trânsito era liberado logo em seguida. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Fotos aéreas: Eliese Henrique

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS