Central de Abastecimento Farmacêutico recebe novos medicamentos e insumos para para Atenção Básica

Tags: , ,
Publicado em 27 de março de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Medicamentos como anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antialérgicos, analgésicos, pomadas e medicamentos para diabetes, além dos insumos destinados aos curativos chegaram e serão encaminhados para as Unidades de Saúde

 

Na manhã desta quinta-feira (27), a Central de Abastecimento recebeu uma remessa de medicamentos e insumos que estavam em processo de licitação. Os itens fazem parte da lista de produtos disponibilizados para a atenção básica à saúde, além de materiais essenciais para curativos.

 


Entre os medicamentos recebidos estão anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antialérgicos, analgésicos, pomadas e medicamentos para diabetes, além dos insumos destinados aos curativos. Esses materiais são fundamentais para o atendimento nas unidades de saúde.

 


O processo de aquisição dos insumos para a farmácia da Central envolve uma série de etapas burocráticas, que começam com a realização de cotações e a apresentação de documentações. Após a conclusão da licitação e a assinatura dos contratos, são feitas as solicitações às empresas vencedoras. A entrega dos produtos é feita por meio de ordens de fornecimento.

 


Assim que os itens chegam à Central, é realizada uma minuciosa conferência, que inclui a verificação dos itens, das validades e dos valores. Após essa conferência, os materiais são separados e encaminhados para as unidades de saúde. No caso da remessa recebida hoje, os produtos serão distribuídos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

 

A secretária de Saúde, Viviany Cavalcanti, explicou que: “Como eu tinha falado anteriormente nós passamos por um processo licitatório, cada medicamento e cada material médico hospitalar desse passa por um processo de cotação de preço, são 30 cotações por cada item desse e após esse processo de cotação ele entra numa fase para que as empresas façam seus lances e que a gente chegue ao melhor preço possível. Terminado esse processo, nós fazemos os contratos e daí nós recebemos esses medicamentos através das entregas. Nós terminamos os processos e hoje acompanhamos a entrega desses medicamentos e materiais aqui na CAF”.

 

O prefeito Joselito Gomes comentou que: “Estou aqui no CAF- Central de Abastecimento Farmacêutico com Cris, que é a responsável pelo setor, acompanhando de perto o abastecimento de medicamentos e outros insumos essenciais para a saúde do nosso município. Sabemos que todo esse processo exige tempo e planejamento. Há etapas como licitação, disponibilidade de estoque por parte das empresas fornecedoras e os prazos de entrega, que podem variar. Enquanto isso, a demanda da população continua constante. No entanto, em nenhum momento ficamos de braços cruzados. Pelo contrário, todo esse esforço, organização e comprometimento resultam no que estamos vendo aqui hoje. Seguimos firmes, com foco, dedicação e compromisso para atender às necessidades da nossa gente”.

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza e Nilson Silva (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS