Centro Cultural Sol Brilhante realiza ato alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em 15 de novembro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: Cultura

Apresentações como o Maracatu Sol Brilhante, Maracatu do GAMR, Capoeira N’Golo e Corpo de Dança abrilhantaram o Alto do Cruzeiro 

 

Na segunda-feira (15), com apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá, o Centro Cultural Sol Brilhante realizou um ato alusivo ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que iniciou em frente da Pizzaria Sol e se dirigiu até o Alto do Cruzeiro.

 

O percurso foi abrilhantado pelo Maracatu Sol Brilhante, Maracatu do GAMR, a Capoeira N’Golo e o Corpo de Dança.

 

Logo após, cada atração realizou sua apresentação encantado a todos que estavam presentes.

 

Carolina Maranhão, que é presidenta do Maracatu, explica que: “Nós estamos aqui hoje celebrando a semana da Consciência Negra porque acreditamos que celebrar a Consciência Negra é fazer o resgate, uma resistência dos nossos ancestrais fomentando a nossa cultura popular porque é necessário saber da onde viemos e para onde prosseguir. Com isso, hoje, o Maracatu do Sol Brilhante junto com o Maracatu do GAMR, junto com a capoeira e junto com o corpo de dança vem fazer essa força interdisciplinar para que nós possamos festejar esse dia porque resistir é resistir com festa, com humor, com solidariedade e respeitando a diferença entre nós”. 

 

Junior Darita, vice-prefeito de Gravatá, acompanhado do secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, marcaram presença neste ato e falou: “É com muita satisfação que Gravatá recebe, apoia e acolhe o Centro Cultural Sol Brilhante, essa Brilhante manifestação cultural aqui como maracatu, capoeira, maculelê. A gente fica honrado em apoiar e participar desse ato alusivo ao dia da Consciência Negra que será no próximo dia 20. Gravatá está de portas abertas na gestão de Joselito Gomes e Darita para todas as manifestações culturais, principalmente a cultura de raiz, essa que conta a nossa história e é da onde nós viemos e temos que mantê-la viva, essa chama tem que permanecer acesa. Parabéns por ter pessoas com essa coragem e disposição de fazer acontecer porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS