Com o tema “Liberte a beleza que está dentro de você”, a equipe do CAPS II promove ação do Outubro Rosa

Publicado em 22 de outubro de 2021, por Mathilde Souza | Categoria: CAPS

Momento diferente e especial proporcionado às mulheres marcou a ação de prevenção do Câncer de Mama 

 

Com o intuito de desenvolver o lado da mulher empoderada das usuárias, a equipe do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) proporcionou uma manhã de beleza e autocuidado, nesta sexta-feira (22).

 

Esse momento contou com algumas atividades como pintar as unhas, escovar o cabelo, fazer maquiagem e sobrancelhas para que elas se sintam acolhidas e importantes.

 

Além de um ensaio fotográfico que foi proporcionado por Taiza Arruda que é fotógrafa: “Eu acredito que é de suma importância a gente contribuir com essa ação e está aqui fotografando é uma forma de aumentar a autoestima delas, de proporcionar um momento diferente na vida delas. Então, não pensei duas vezes quando recebi o convite para vir participar dessa ação e fotografar esse momento, e estou aqui muito feliz em contribuir com isso”, disse.

 

Em seguida, a psiquiatra, Eliete Machado enfatizou a importância de falar, dialogar, explicar e levar informações da prevenção do câncer de mama.

 

Dando continuidade ao momento, Patrícia Silva, técnica de referência do CAPS, realizou a dinâmica com paródia da campanha nacional de prevenção ao Câncer de Mama, colocou as mulheres para dançar e ensinou de forma leve, amorosa de como fazer o autoexame que é o ponta pé inicial para detectar algum nódulo na mama e também passar a mensagem de que as mulheres precisam se olhar com mais cuidado e atenção.

 

Também houve sorteio de brindes e uma cesta de beleza para as mulheres que estavam presentes.

 

Edjane Paz, usuária do CAPS, participou desse momento e comenta que: “Já faz um tempo que participo daqui, mas dos grupos faz pouco tempo. Em relação ao Câncer de Mama, tudo o que foi dito muitas vezes a gente escuta e não coloca em prática, mas a mensagem que deixo hoje para todas as mulheres é que façam, conheça seu corpo, investigue porque nunca é tarde e se cuidem, procurem ajuda. Mas hoje, como é Outubro Rosa dedicado às mulheres, eu digo a cada uma que se cuidem, se previnam”.

 

Jane Silva, coordenadora de Saúde Mental, fala desse dia diferente e ao mesmo tempo especial proporcionado às mulheres do CAPS: “A gente tem um projeto no CAPS que é mulheres empoderadas, então ao longo do ano a gente fez algumas atividades. A gente reconhece que, as mulheres que estão com depressão, elas têm uma dificuldade em revelar a sua beleza. Hoje o slogan é “Liberte a beleza que está dentro de você”. No momento Outubro Rosa a gente fez a junção que a gente cuidou, que a gente arrumou cabelo, a gente fez unha, maquiagem e a gente contou com a participação de uma fotógrafa que doou as fotos. Passamos as informações pertinentes ao Câncer de Mama, de como fazer o autoexame e também esse momento de alegria para que elas consigam liberar a beleza que cada uma delas tem dentro de si”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS