O evento reuniu representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, incluindo membros das Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Assistência Social, Indústria e Comércio, além do Conselho Tutelar, Sistema de Justiça e sociedade civil organizada
Nesta quarta-feira (27), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Gravatá em parceria com o Governo do Estado realizou uma oficina com o tema “O que é enfrentamento ao trabalho infantil”, no auditório da Secretaria de Educação. O evento reuniu representantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, incluindo membros das Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Assistência Social, Indústria e Comércio, além do Conselho Tutelar, Sistema de Justiça e sociedade civil organizada.
A atividade destacou a importância das ações realizadas pelo município em prol da erradicação do trabalho infantil, tema central de programas reconhecidos nacional e internacionalmente. Gravatá foi premiado com o Selo ABRINQ e Selo UNICEF pelos esforços contínuos ao longo de 2024.
O encontro contou com a participação do coordenador pedagógico da Escola de Conselhos de Pernambuco, Anderson Silva, vinculada à Universidade Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele conduziu uma série de reflexões sobre os desafios para o enfrentamento do trabalho infantil, abordando as campanhas desenvolvidas no Brasil desde 1990 e trazendo dados específicos sobre a realidade do país, do estado de Pernambuco e do município de Gravatá.
“Durante o dia de hoje inicialmente vamos trabalhar algumas questões estruturais, que eu penso, do trabalho infantil e sua definição e como o trabalho infantil foi utilizado na história para a busca de rápido lucro, para uma busca de uma exploração de crianças de adolescentes dentro das indústrias e do campo. E depois disso vou trabalhar alguns diagnósticos com dados desde 2016 a 2023 porque eu acredito que a partir do diagnóstico que a gente consegue melhorar nosso atendimento, nossos mecanismos de buscas ativas e de retirada de crianças e adolescentes do mundo do trabalho”, disse Anderson Silva.
A presidente do COMDICA, Gorete Silva, comentou que: “Nós estamos aqui hoje reunidos para essa culminância da erradicação do trabalho infantil da nossa cidade, demonstrando e mostrando todas as ações que são efetivadas no dia-a-dia para que a gente tenha o sucesso na garantida do direito das crianças e dos adolescentes”.
Esteve presente também o secretário executivo do COMDICA, Danilo Barbosa..
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Silva (SECOM)