Confira a programação especial para comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil

Tags: , , , , , , ,
Publicado em 05 de setembro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cidade

Hasteamento das bandeiras, em frente ao Paço Municipal, inauguração de escultura e desfile cívico marcam o evento tradicional da cidade

 

 

 

Na próxima quarta, 07 de setembro, será comemorada a data dos 200 anos da Independência do Brasil e Gravatá preparou uma programação especial.

 

 

Passadas as restrições por causa da pandemia da covid-19, além do hasteamento das bandeiras, pontualmente às 08h, na Praça Rodolfo de Morais, em frente ao prédio sede da Prefeitura de Gravatá, haverá um marco histórico no município que será a inauguração da Escultura “200 anos da Independência. Liberdade”, do artista plástico Flávio Gadelha, na Avenida Joaquim Didier, em frente a Escola Municipal Capitão José Primo.

 

 

O município de Gravatá também retoma o desfile cívico, após dois anos sem a realização, que vai contar com a participação de estudantes, escolas e instituições municipais e estaduais da cidade.

 

 

O tema do desfile cívico deste ano, que terá concentração a partir das 13h e saída marcada para às 14h,  é o mesmo da Campanha da Fraternidade 2022 da CNBB: “Fala com sabedoria, ensina com amor”. O percurso será o tradicional: saída da Estação do Artesão, na Rua João Pessoa, passando pela Cleto Campelo e a dispersão na Rua Rui Barbosa, no Centro.

 

Além de Gravatá, o Dia da Independência do Brasil na cidade vai contar com a participação de bandas convidadas de outros municípios, como Recife, Bezerros e Chã Grande.

 

 

Outro diferencial para este ano será a inclusão com o Camarote da Acessibilidade, montado na varanda do Museu Memorial de Gravatá, que será coordenado pela equipe do Centro de Inclusão de Gravatá (CIG). No espaço destinado às pessoas com deficiência, será possível acompanhar o desfile, com segurança e conforto. O acesso é limitado a PCD e um acompanhante.

 

Solenidades em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil – 07 de setembro de 2022 (quarta-feira):

 

07h30 – Hasteamento das Bandeiras com a Sociedade Musical XV de Novembro

Local: Pavilhão das Bandeiras (Praça Rodolfo de Moraes)

 

08h30 – Inauguração da Escultura “200 anos da Independência. Liberdade”, do artista plástico Flávio Gadelha

Local: Avenida Joaquim Didier, Centro (em frente a Escola Municipal Capitão José Primo)

 

14h – Desfile Cívico 

Percurso: Rua João Pessoa (concentração), Rua Cleto Campelo e Rua Rui Barbosa (dispersão)

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS