Conhecimentos, prevenção e cuidados marcam o Novembro Azul na USF de Avencas

Tags:
Publicado em 19 de novembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Homens do distrito participaram de conversa sobre como cuidar da saúde e do bem-estar

 

A Unidade de Saúde da Família de Avencas, distrito gravataense localizado na região Agreste do município, às margens da PE-078, realizou, nesta sexta-feira (19), uma manhã de conhecimentos e consultas preventivas para os homens do lugar e de localidades vizinhas sobre a saúde masculina. O Novembro Azul é o movimento que enfatiza a importância da prevenção e dos cuidados em relação aos cânceres de próstata, de pênis e de boca e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, tem promovido ao longo do mês eventos como esse em todas as unidades de saúde do município.

 

No primeiro momento foi realizada uma palestra com a enfermeira da Atenção Primária à Saúde, Danielly Nascimento, e com o dentista da USF, Glênio Ferreira. A dupla de profissionais esclareceu aos presentes sobre os cuidados saudáveis que devem ser adotados no cotidiano e desmistificaram o exame de próstata, tão necessário para a manutenção da boa saúde de homens a partir de 45 anos. Logo depois a palavra foi franqueada e os ouvintes puderam tirar suas dúvidas e contribuir com o diálogo. Ao final desse momento, foi oferecido um lanche para todos e os atendimentos médico e odontológico ocorreram para esses homens.

 

 

O motorista José Carlos Ferreira, bastante participativo na palestra, destaca a importância dos cuidados com a saúde para os homens. “Acredito que esse evento que teve hoje é muito importante pra prevenção do homem, da gente somos muito sedentários, não se cuida e aqui o evento foi um estímulo, pra mim mesmo principalmente, a primeira vez que eu criei coragem depois desse evento que teve. Fico apelando também para os outros pra procurar um posto de saúde e procurar se prevenir, porque é a saúde do homem. Então não é ter medo nem nada não, é chegar e fazer.”

 

 

A enfermeira da Atenção Primária à Saúde, Danielly Nascimento, traz à tona a temática abordada no Novembro Azul. “Assim como todas as Unidades de Saúde da Família, nós estamos trazendo esse acompanhamento, essa promoção em saúde para que cada vez mais a população se conscientize que realmente é necessário vir às USF pra fazer esse acompanhamento. Então Novembro Azul é pra isso, pra conscientizar a população masculina a procurar um serviço de saúde para que possa vir a investigar qualquer sinal, qualquer sintoma que realmente venha a apresentar, procurar o profissional de saúde pra que ele possa realmente ajudar esse homem a se cuidar, se proteger e garantir uma melhor assistência à saúde.”

 

 

Glênio Ferreira é dentista da USF Avencas e frisa que “é importante essas iniciativas sobre prevenção, porque o alcance da doença não dá tempo a doença se desenvolver. Então é fundamental toda essa parte educativa pra que o paciente possa ter condição, ter a conscientização de procurar a unidade e ir fazer os exames e se cuidar.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS