Em pouco mais de dois anos de gestão, o Conselho Tutelar da cidade passou por diversas melhorias
Em Gravatá, na gestão municipal do prefeito Joselito Gomes, o compromisso com as pessoas é levado à sério. Entre diversos serviços, o Conselho Tutelar tem celebrado grandes conquistas.
O Serviço de Escuta Especializada foi otimizado, os conselheiros tutelares passaram por capacitação nos anos de 2021 e 2022, e hoje, utilizam o Sistema de informação para a Infância e Adolescência – SIPIA.
Durante a fase mais aguda da pandemia, tiveram acesso a vacinação antecipada, e testagem rápida contra a COVID-19 de forma periódica, sempre pensando na segurança de todos. Além disso, a atual sede do Conselho Tutelar recebeu rampas de acessibilidade, e o município ainda foi contemplado com o kit equipagem, composto por um veículo 0 km, cinco computadores novos, um bebedouro e um refrigerador, que valoriza ainda mais o serviço.
A equipe de apoio foi aumentada, o espaço de trabalho também, considerando que o COMDICA foi alocado a Casa dos Conselhos, dando desta forma, mais espaço e privacidade para a operacionalização do Conselho Tutelar.
Em breve, o Conselho Tutelar de Gravatá irá funcionar em nova sede. Um novo prédio já foi alugado, e passa por reformas, para que o serviço esteja mais próximo do centro da cidade, aos arredores do sistema de justiça, em um local próximo de pontos de ônibus, táxi e mototáxi, prédio este escolhido pelos próprios conselheiros, pois a gestão sempre escuta as pessoas.
Vale ressaltar que os conselheiros tutelares também passaram a ter um diálogo com a gestão. “Recebemos no gabinete diversos segmentos e serviços, e a equipe do Conselho Tutelar também teve esse momento. Nós também garantimos a participação deles no I Fórum da Unicef, bem como na IX Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. É necessário reconhecer o papel e a importância do conselho na sociedade. Por isso, para valorizar ainda mais, reajustamos o salário deles para R$ 8 mil, ou seja, mais que dobramos, porque temos esse compromisso em melhorar os serviços para que funcionem com plenitude”, destaca Joselito Gomes, prefeito de Gravatá.
Fotos: Ednaldo Lourenço/SECOM