Construção do Parque Janelas para o Rio se aproxima da conclusão

Tags: , ,
Publicado em 22 de setembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Últimos detalhes foram acertados em reunião nesta quarta-feira (22) no Paço Municipal

 

 

 

Gravatá está próxima de receber um novo equipamento de lazer, turismo e bem-estar: o Parque Janelas para o Rio. Construído no antigo Matadouro Público da cidade, o parque partiu de uma iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com a Prefeitura de Gravatá e trará mais qualidade de vida aos gravataenses e visitantes.

 

O nome do local reflete o objetivo de requalificar e ressignificar a experiência da população com o rio Ipojuca, que corta o município em toda a sua extensão de oeste a leste. O meio ambiente é a principal temática do parque, pois além da questão hídrica, foram plantadas 600 árvores nativas da região e preservadas as árvores já existentes no local. Além disso, uma grande janela foi construída no local para a contemplação da natureza, bem como área para jardim, valorizando o que destaca o município, as flores.

 

 

Num acerto dos detalhes finais, o prefeito, Joselito Gomes, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, e representantes da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC, da Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa e da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos – SERH, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (22) no gabinete do prefeito.

 

O gestor da obra do Parque Janelas para o Rio, Anderson Borba, que faz parte da SERH, detalha sobre os atrativos do equipamento e a entrega do mesmo ao município. “A previsão do parque que a gente tem é pra entregar agora na próxima sexta-feira. Estamos entregando um parque novo, onde a gente revitalizou todo o matadouro e no parque essa foi a nossa grande intenção, preservar a história da cidade de Gravatá. A gente também está entregando um parque com mais de 600 mudas plantadas, estamos guardando aí a plantação da parte ambiental do parque. Estamos trazendo também a parte anfiteatro, onde a gente pode comunicar à comunidade junto ao parque, onde pode realizar eventos socioeducativos. A gente também tem academia da terceira idade, a parte do playground para as crianças se divertirem ali, fazer um lazer. A gente tem um grande pórtico na estrutura do parque e esse posto é um intuito, que é Janelas para o Rio, se tornando uma grande janela virada para o rio Ipojuca, onde a população pode desfrutar daquela paisagem belíssima e a entrega desse parque só traz benefícios para população, realmente trazer um maciço verde pra dentro da cidade, onde a parte mais importante pra gente foi a ambiental.”

 

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente será a gestora do parque e o secretário da pasta, Lula do Padre, está animado com esta novidade. “O recebimento por parte do município de Gravatá do Parque Janelas para o Rio, que vai dar-se dentro de 15 dias, nos dá a oportunidade de expandir o nosso trabalho pela ecologia e pelo meio ambiente de Gravatá. O povo terá uma participação efetiva, onde lá nós teremos viveiro de mudas nativas, onde nós teremos horta comunitária, vamos ter um anfiteatro e teremos também um lugar para que as pessoas pratiquem as caminhadas com uma pista com cerca de 500m de extensão.”

 

O prefeito Joselito Gomes Está feliz e animado por trazer os munícipes, turistas e veranistas um local que contribuirá com a saúde e o lazer de todos. “O Parque Janelas para o Rio, esta obra tão importante para Gravatá, estará sendo entregue daqui a alguns dias. Um espaço bom para a convivência, o lazer e, principalmente, um espaço para que nossas crianças, adolescentes e jovens, e também adultos e idosos estejam desfrutando dele e tomando uma consciência ainda maior do respeito que devemos ter em relação ao meio ambiente, a nossa morada comum: o planeta terra, o modo como devemos cuidar da natureza, porque nós seres humanos não estamos sozinhos aqui, fazemos parte de um todo. Este parque será entregue e tenho certeza que será bem cuidado através da nossa gestão, porque o nosso compromisso é com as pessoas.”

 

Participaram também da reunião Fernando Acioli, gerente de revitalização de bacias hidrográficas da APAC, Karina Barros, consultora da Compesa, Juliana Karla, engenheira civil da Compesa, e Hugo Lins, superintendente de obras da SERH.

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS