Curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência reúne equipes da Defesa Civil de municípios em Gravatá

Publicado em 22 de setembro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Destaque

Evento promovido pelo Governo de Pernambuco trouxe 60 profissionais de 22 municípios do Agreste do estado

 

Gravatá sediou o curso básico para Evacuação de Área em caso de Emergência, nesta quarta-feira (22), na Igreja Sara Nossa Terra. 

Pela manhã, houve a abertura do evento, que foi promovido pelo Governo de Pernambuco, e palestra de Sandro Marinho, que é chefe de Divisão Técnica da Secretaria de Defesa Civil de Recife e coordenador da Sala de Monitoramento. 

Participaram do evento integrantes das Defesas Civis de municípios como Carpina, Jaqueira, Moreno, Recife, Toritama, além da Guarda Civil Municipal de Gravatá e Polícia Militar de Pernambuco. 

A mesa de abertura do evento teve as presenças do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, do secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Major Gilmar Oliveira, do secretário executivo de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Irnaldo Pedro, do assessor especial de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, do secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, Coronel Leonardo Rodrigues, e do secretário da Casa Militar de Pernambuco,  Coronel Carlos José. 

 

O assessor de Defesa Civil de Gravatá, Elizeu Vieira, explicou detalhes do curso. “Nós temos 22 municípios participando, em torno de 60 profissionais de diversos municípios do Agreste e é uma satisfação imensa para nós recebermos esse pessoal. O curso, sem dúvida, é de fundamental importância para quem lida com a Defesa Civil. Esse está sendo o primeiro passo após a diminuição dos números de casos de Covid-19, Gravatá foi escolhido para sediar este evento e é sempre bom aprender com a Defesa Civil Estadual, que tem muito a nos ensinar e nós dos municípios precisamos muito disto”.  

 

De acordo com o Coronel Leonardo Rodrigues, que é secretário executivo de Defesa Civil de Pernambuco, “esse evento marca o início da retomada das atividades presenciais do Governo do Estado. A Defesa Civil procurou um município que é parceiro para reunir as cidades da região Agreste e iniciar a capacitação presencial. Essa capacitação tem o objetivo de preparar os agentes municipais de Proteção e Defesa Civil para que eles conheçam a metodologia de fazer a evacuação de uma área de risco e treinem a população. Gravatá foi escolhido pelo perfil que tem a coordenadoria, pela localização geográfica dela de reunir os municípios no entorno e a gente tratar do risco geológico que tanto traz problemas em eventos relacionados a enxurradas”. 

 

O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, disse que: “Gravatá é a primeira cidade a receber o fórum de Defesa Civil do Estado, que reúne cidades da Região Metropolitana e do Agreste pernambucano. Esse é o primeiro encontro pós flexibilização do Governo e a gente poder se encontrar no mesmo local. É muito importante, tanto para a Defesa Civil, como para o município de Gravatá, receber e proporcionar, aos gravataenses e pessoas oriundas de outras cidades, esse encontro com a Defesa Civil”.   

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes falou da importância desse curso. “Sabemos que, a qualquer momento, algo poderá ocorrer em algum município e a necessidade de conhecimento da legislação, de como agir em determinadas situações, além disso, nós vamos encontrando no dia a dia situações de risco, de irregularidades, daí a importância e a necessidade da formação, preparação, aquisição de equipamentos para que em cada município tenhamos uma Defesa Civil atuante, atenta e uma população consciente daquilo que precisa ser feito em um momento de necessidade. Isto acontece, Gravatá sediando e acolhendo os municípios, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

 

Estiveram presentes o chefe de Gabinete de Gravatá, Lucas Noia, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá (GCM), André Paiva.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) 

 

 

 

 

 


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS