Curso de Culinária Rural – Comidas Regionais é concluído com alunos do município

Tags: , ,
Publicado em 02 de junho de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Desenvolvimento Econômico

Mais um curso oferecido pela gestão municipal com o objetivo de qualificar a mão de obra gravataense

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, ofereceu, entre os dias 30/05 e 01/06, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, o Curso de Culinária Rural – Comidas Regionais para munícipes que atuam na área gastronômica ou que querem incrementar a culinária doméstica.

Essa é mais uma ação da gestão do prefeito Joselito Gomes com o propósito de proporcionar aos gravataenses a possibilidade de ter uma renda extra ou uma renda principal com um trabalho de qualidade, para que os frutos gerados beneficiem aos alunos e suas famílias.

O cozinheiro Bruno Victor, aluno do curso, expressa a importância do aprendizado recebido. “O curso pra mim foi muito importante, pra me profissionalizar mais na área que eu exerço, trabalho no setor da merenda e espero me aprofundar mais, melhorar mais na minha especialidade, que é o objetivo do curso: profissionalizar pessoas que já fazem parte da culinária e querem ir mais a fundo. O curso também me trouxe novas técnicas, como manusear os alimentos, a forma adequada de usar uma tábua, uma faca, uma panela, até o corte de uma cenoura pra mim foi diferencial, coisas que eu não sabia e que são mínimas, mas que fazem toda a diferença.”

O curso foi ministrado por Alessandra Vasconcelos, que é instrutora do SENAR e ela avalia essa parceria com a Prefeitura de Gravatá. “Nós estamos concluindo o Curso de Culinária Rural – Comidas Regionais, onde fizemos vários pratos com carne de sol, macaxeira, saladas e contemplamos as pessoas da cidade, pessoas que já trabalham na área se qualificando em comida regional e outras pessoas que têm interesse de começar um negócio. Uma parceria maravilhosa com a Prefeitura de Gravatá, onde tivemos todo o apoio, toda a atenção para esse curso, uma parceria do SENAR com a Prefeitura de Gravatá e estamos muito satisfeitos com essa parceria, com toda assistência que foi dada ao curso. A turma foi bastante participativa e tenho certeza que saíram todos qualificados.”

Secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos ressalta a importância dos cursos oferecidos à população para a geração de emprego e renda no município. “Estamos aqui encerrando mais um curso em parceria do SENAR e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico trazendo benefícios para mais pessoas. Foram 10 pessoas que concluíram, esse é um compromisso do governo do prefeito Joselito, de qualificar a mão de obra do nosso município e nós temos mantido a continuidade dos cursos de capacitação em diversas áreas, diversos segmentos e são atividades econômicas importantes para o nosso município e as pessoas têm gostado, têm feito as inscrições, têm participado ativamente e muitos aplicam essas habilidades em suas residências, como aqui concluímos o Curso de Culinária Rural – Cozinha Regional e também podem colocar seu próprio negócio para obter renda. Então esse é nosso objetivo para que a gente possa gerar mais emprego e renda para o município.”

Na conclusão do curso todos puderam degustar os pratos que foram trabalhados com os alunos ao longo dos três dias de curso. Participaram da conclusão do curso a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, e o procurador municipal, Marllon Lima.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)