Dentro das atividades pelo Mês da Consciência Negra, Prefeitura apoia 2ª Caminhada do Povo de Terreiros de Gravatá 

Tags: , , , ,
Publicado em 20 de novembro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Cortejo percorreu as principais ruas do centro da cidade e fez o pedido de igualdade e respeito

 

 

A gestão municipal de Gravatá entende que o compromisso com as pessoas começa pelo respeito a elas. O apoio na 2ª Caminhada do Povo de Terreiros, realizada no final da tarde do domingo (19), é uma demonstração concreta disso.

 

 

O cortejo percorreu as ruas do centro da cidade em direção à sede do poder executivo, o Paço Municipal, onde um público já aguardava a chegada do povo de Terreiro na Praça Rodolfo de Morais.

 

 

Mãe Isabelle de Oxum, do Ilê Axé Iya Omo Wura, falou da representatividade dessa caminhada para o povo de Terreiro. “Esse momento representa principalmente a resistência desse povo, a nossa luta contra o preconceito, contra o racismo entre as religiões principalmente. Inclusive gostaria de agradecer imensamente a gestão pela abertura que nunca tivemos aqui em Gravatá. Consecutivamente, conseguimos fazer a nossa segunda caminhada esse ano, que é de suma importância para nós. Estamos nos sentindo bem valorizados com isso”.

 

Na opinião do Pai Silvio de Oxalá, do Ilê Axé Oxalá e Xangô, “hoje nós que somos povo de Terreiro somos mais respeitados, porque cada caminhada que a gente faz a gente busca o nosso grito de liberdade, a gente busca o nosso respeito, a gente busca o lugar em igualdade racial, a gente quer ser tratado igual a todos. A gente é filho do mesmo criador, no mesmo pai, toda religião leva a um só Deus. Então o que a gente quer mostrar para a sociedade é que antes de criticar nossa religião, estude ela, procure entender a nossa religião e quando entender vai ver que a nossa religião é pura, de amor, acolhimento, cuidado e respeito”.  

 

Jonas de Antônio de Buíque, presidente da Associação do Povo de Terreiros de Gravatá – APTG, considera que eles sentem valorização e respeito por parte da gestão municipal. “Estamos abraçados com a porta do poder municipal graças a gestão do prefeito Joselito Gomes, que tem sim compromisso com as pessoas. Hoje, o político para ocupar o lugar, ele deve olhar para todas as pessoas, seja ela branca, preta, independente de sua religião, opção sexual, é o que eu sempre venho dizendo: o compromisso deve ser realmente com as pessoas, porque pelos nossos antepassados a gente resiste. O povo de Terreiro é um povo de luta e de resistência e nesse Dia de Consciência Negra é um momento de conscientização, valorização principalmente ao povo negro e de Terreiro em Gravatá. Meus parabéns à gestão do prefeito Joselito por mais um ano abrir a porta da Prefeitura ao povo de Terreiro. Muito obrigado e Gravatá tem axé sim!”.

 

 

A Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Trânsito e Transportes de Gravatá – DMGTTRANS, acompanhou a caminhada para garantir a segurança dos participantes e a mobilidade dos motoristas.

 

 

A 2ª Caminhada do Povo de Terreiros de Gravatá aconteceu dentro da programação do Mês da Consciência Negra da cidade, em alusão ao dia 20 de novembro, quando é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares. A data foi instituída oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS