Dia D do Setembro Amarelo é marcado por entrega de panfletos e conscientização da população gravataense

Publicado em 24 de setembro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Assistência Social e Juventude

Parceria entre o CAPS e Assistência Social realiza ações de prevenção ao suicídio pelas ruas e EREM’s de Gravatá

 

Nesta sexta-feira (24) é o dia D do Setembro Amarelo em Gravatá, então, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude, realizou uma ação nos semáforos da Praça Matriz e da Prefeitura Municipal de Gravatá.

A equipe do CAPS e da Assistência Social, junto aos usuários, vestiram a camisa e realizaram a entrega de panfletos, o qual contém dez dicas para ter uma mente feliz e uma vida saudável, além de conscientizar a população gravataense com esta causa. 

 

É uma ação que além da prevenção ao suicídio tem o intuito de inserir os usuários do CAPS nesta ocasião, em dinâmicas para que eles possam avançar na compreensão de seu delírio e dificuldades da saúde mental. 

 

No mesmo momento acontece a entrega de panfletos nos EREM’s – Devaldo Borges, Cleto Campelo, Erempaf e Arão Lins. 

 

Josinaldo Leão, participante da ação, fala que “foi uma ação conjunta da Assistência Social com a Secretaria de Saúde, através do CAPS, onde nós pudemos fazer várias ações hoje, aqui em Gravatá, em algumas escolas, ações nos semáforos, ação conjunta no trânsito. Está sendo um dia bastante produtivo onde podemos dizer que realmente estamos nessa campanha de prevenção ao suicídio”.

 

Jane Silva, coordenadora de Saúde Mental explica sobre a ação: “A gente vem fazendo uma atividades nas instituições onde a gente vem atingindo o público de mais de 400 pessoas a nível direto. A gente trouxe uma perspectiva de trabalhar a valorização da vida, são dez passos que se a gente seguir a gente avança, a gente melhora. Hoje nós temos a parceria da Secretaria de Assistência Social, deixo meu agradecimento direto a secretária Viviane Facundes que é uma pessoa muito próxima ao CAPS, que tem se mostrado uma parceira em tanto. Então, neste momento enquanto estamos aqui com os usuários está acontecendo nas escolas a conscientização aos alunos do ensino médio porque a gente ver que a demanda da mutilação, da dificuldade, dos conflitos familiares são imensa. Seguimos no cuidado, porque a gestão de Joselito Gomes é cuidar das pessoas”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


QUADRO DE AVISOS




ÚLTIMAS NOTÍCIAS