Distrito de Avencas encerra São João da Gente de 2022

Tags: , , , , , , , , , , ,
Publicado em 04 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

O Arraiá da Felicidade foi até as comunidades e distritos de Gravatá levando cultura e alegria ao longo de 15 dias

 

 

 

O São João da Gente, festa promovida pela Prefeitura de Gravatá, não teve esse nome por acaso

 

 

No passo e compasso das quadrilhas juninas, na alegria de adultos e crianças, na cultura nordestina reverenciada, nas comidas típicas e nos sorteios de brindes, tudo foi vivido de forma intensa pela população de Gravatá nas festividades descentralizadas ao longo de 15 dias, com a disposição de quem esperou dois anos ansiosamente pela festa tradicional nordestina. 

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, marcou presença em todas as edições do São João da Gente.

 

 

Avencas recebeu a festa, no domingo (03), e contou com o protagonismo dos moradores do distrito e região, que aproveitaram bem as atrações no encerramento do São João da Gente 2022. 

 

 

Primeiro, Léo do Acordeon recepcionou todos com o forró pé de serra, estilo que esteve presente em todas as noites da festa. Depois foi a vez dos moradores receberem brindes dos patrocinadores através de sorteio.

 

 

As quadrilhas juninas Sivuca, Portal do Agreste e Junina Traquejo dançaram, cantaram e contagiaram o público com o mesmo entusiasmo e a mesma entrega do primeiro dia de apresentação. 

 

O quadrilheiro Jaciel Joaquim, de 27 anos, autônomo, falou em nome de todas as quadrilhas. “Foi muito gratificante participar do São João da Gente, quero agradecer o apoio da Prefeitura de Gravatá e a gente faz quadrilha para o público e claro que essa iniciativa foi maravilhosa, de levar a festa para os bairros e distritos para alegrar as pessoas. Graças a Deus, esse ano, as quadrilhas puderam voltar a ativa e esperamos estar aqui novamente no próximo ano”. 

 

A estudante Maria Heloísa, 8 anos, opinou sobre a festa. “Achei esse São João muito bom e a prefeitura está sendo ótima. É uma das minhas festas favoritas, brinquei na fogueira com meus amigos. Sou muito apaixonada por esse São João de Gravatá”, declarou a menina, que é filha de um dos quadrilheiros gravataense. 

 

A empresária Marinês Beserra, 42 anos, mora em Gravatá e fala como foi o São João dela na cidade. “Curti mais o polo que tinha as casinhas, a decoração, foi perfeito. Não aproveitei bem o pátio, porque estava doente, mas as atrações escolhidas foram muito boas. Gosto muito do São João e viemos prestigiar essa festa aqui em Avencas também”. 

 

A dona de casa Fabiana Souza, 35 anos, é nascida e criada em Avencas. Ela declarou que “é uma animação para a comunidade, pois a gente nunca tem festa comemorativa. Estava com muita saudade do São João, depois dos dois anos de pandemia, e a festa está linda”.

 

O estudante Manuel Caíque Lima, 15 anos, é morador da divisa entre os municípios de Gravatá e Passira e aproveitou o São João da Gente. “Eu gostei muito da festa, achei que foi interessante para Avencas, pois aqui era uma área esquecida. Como eu não pude aproveitar a festa na cidade, acho que a prefeitura acertou demais em trazer esse divertimento para cá”.

 

José Ximenes (ao centro) , administrador distrital de Avencas, disse: “temos que agradecer ao nosso prefeito, Joselito Gomes, e é um prazer muito grande ter o último São João da Gente aqui em Avencas. Depois de dois anos sem festa, ter o povo comemorando, vibrando, só temos a agradecer a todos”.

 

O prefeito Joselito Gomes agradeceu a participação das pessoas e a dedicação de quem trabalhou para que a festa acontecesse. “O São João da Gente foi realmente um sucesso. Houve uma resposta muito positiva por parte da população com a realização dessa festa, que percorreu alguns bairros da cidade e os distritos. Aqui em Avencas foi mais um momento muito especial, com a presença das pessoas. Aproveito o momento para agradecer de coração a todas as pessoas que estiveram envolvidas na realização do São João da Gente. Esse projeto vai continuar, porque nosso compromisso é com as pessoas”.  

 

 

Estiveram presentes ainda o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, e o executivo da pasta, Alex Andrade, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira, e os vereadores Nego Suíno e Bruno Sales. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS