Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Prefeitura promove ação com as mães destas crianças

Publicado em 13 de abril de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Com o tema “Cuidando de Quem Cuida”, essa ação é para reafirmar o compromisso da gestão com as pessoas, principalmente com as crianças com TEA e para que as mães se sintam acolhidas

Em alusão ao dia 02 de abril, que é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, com o tema “Nós Escolhemos o Amor e a Inclusão” a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, através da Educação Inclusiva, preparou várias ações para este mês.

Em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Juventude e da Mulher, foi realizado, nesta terça-feira (12), no período da manhã e da tarde, um momento para que as mães que têm seus filhos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se sintam acolhidas, amadas, importantes e, principalmente, saibam que não estão sozinhas, que existe uma gestão com o olhar humanizado para lutar e ganhar batalhas junto com elas.

Então, pensando nisso, o tema “Cuidando de Quem Cuida” destaca a importância de cuidar das mães que cuidam totalmente dos seus filhos.

Carline Moura, gestora da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça (ETE) e mãe de Samuel, que tem TEA, foi a convidada para dar uma palestra e falar sobre sua experiência, lutas e vitórias no auditório da Secretaria de Educação.

Na ocasião, Carline parabenizou a gestão por cuidar tão bem das mães das crianças especiais e desse olhar acolhedor. Foi um momento emocionante, valioso por haver troca de experiências e da sua história com seu filho.

Em seguida, as mães foram levadas ao parque Janelas Para o Rio, onde foram recepcionadas com um café da manhã, muita música e um aulão de zumba com o professor Márvio Tibúrcio.

Para Gezyca Ferreira, de 39 anos e mãe de Eduardo, foi um momento único. “Foi uma surpresa, a gente não esperava um dia assim maravilhoso que está sendo. Para mim foi uma surpresa e eu espero que venham outras. Tô achando ótimo tirar a gente do dia-a-dia, da rotina da gente que é pesada, ser mãe de uma criança que é especial, que tem uma condição diferente da nossa é difícil, por mais que a criança tenha um desenvolvimento normal. Nesse pouco tempo que Joselito entrou, ele já fez várias coisas, e falando nessa situação da gente, de mães de crianças especiais, ele já ganhou meu voto para o resto da vida dele. Tô achando maravilhoso, só tenho que agradecer a ele e a todos que fazem a Prefeitura, a Educação, todo mundo. Não tenho nem o que falar, só agradecer mesmo”.

Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva, fala sobre esse momento proporcionado às mães. “Estamos aqui comemorando ainda o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi dia 02 de abril, mas durante todo o mês estamos vivenciando algumas ações em alusão a esse dia, para essa data. Hoje o evento foi direcionado para nossas mães, as mães dos alunos autistas da nossa rede de ensino. A Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria da Mulher e a Secretaria de Assistência Social e Juventude, realizou esse evento com palestra, com o café da manhã e um aulão de zumba para que as mães pudessem cuidar delas e, pensando nisso, trouxemos esse tema “Cuidando de Quem Cuida”, a importância de cuidar dessas mães que cuidam sempre dos seus filhos com dedicação total”, disse.

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a executiva da pasta, Gleyze Gueiros, a coordenadora do CIG, Gleyce Malta, a secretária executiva de Educação, Joselma Melo, a diretora de Ensino, Sandra Morais, e a secretária da Mulher, Ester Gomes, com a psicóloga Juliana Vieira. Além de professores das Escolas da Rede Municipal de Ensino.

Fotos: Nilson Silva (SECOM)