Em Gravatá estudantes avançam nas etapas municipais e regionais dos Jogos Escolares de Pernambuco

Tags: , , , ,
Publicado em 14 de maio de 2022, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

Na segunda-feira (16) o município recebe a etapa regional com estudantes de outros municípios para as modalidades de xadrez, tênis de mesa, badminton e vôlei de praia

 

Desde o último dia 11 de maio, as crianças e jovens estudantes de Gravatá das redes municipal, estadual e privada de ensino estão envolvidos com a etapa dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPS), que em 2022, chega a sua 62ª edição.

Em Gravatá, 13 escolas participam da competição, nas quais, três são da rede estadual, quatro da rede privada e outras seis da rede municipal de ensino.

Entre as modalidades estão: futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo, badminton, xadrez, ciclismo, judô, luta olímpica, vôlei de praia, tênis de mesa, natação, ginástica rítmica, ginástica artística, karatê e taekwondo.

No sábado (14), estudantes de cinco escolas participaram da competição na modalidade vôlei, na quadra da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias (EREMPAF). Estudantes das escolas Salesianas, Batista Betânia, Recrearte, Céu Azul e EREMPAF disputaram entre as categorias masculino e feminino.

 

A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora esteve presente para acompanhar os jogos. “É uma alegria muito grande pra gente oferecer esses jogos para essas crianças e tá de volta junto, depois de dois anos, afastados das quadras, e incentivando esses estudantes. A partir de agora é só o início nesse incentivo, pois sabemos que o esporte ajuda bastante no desenvolvimento da educação e formação dessas crianças”

 

Diana Rodrigues é coordenadora técnica dos JEPS em Gravatá e falou sobre a volta da competição após dois anos. “Dois anos de pandemia e tivemos os Jogos Escolares de Pernambuco paralisados. Isso aqui é um marco, porque a gente tá voltando, os meninos passaram boa parte da pandemia sem treinamento. E sabemos que é uma felicidade. Gravatá vem sendo a cidade que mais leva atletas para a etapa final dessa competição, e também traz um número muito significativo de medalhas. E ficamos muito felizes em receber o apoio da Secretaria de Educação, de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. O esporte escolar é o sangue do esporte em geral, porque é dentro da escola que esses alunos têm o primeiro contato e depois que concluem o ensino médio podem seguir praticando. As escolas são fábricas de talentos”.

A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (SECTURCEL), apoia a iniciativa, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer. O diretor, Anderson Pedroza destaca a importância da prática de atividades esportivas na vida dos estudantes. “Estamos com uma parceria muito interessante com a SECTURCEL por meio da Diretoria de Esportes e Lazer, com os Jogos Escolares de Pernambuco em Gravatá. Por meio de articulações nós conseguimos trazer a etapa regional para ser realizada aqui na cidade. É muito satisfatório participar da retomada dos jogos com os estudantes do nosso município, e na gestão do prefeito Joselito Gomes, poder realizar com tanto carinho para eles e dar uma atenção maior ao esporte. Porque a gente sabe que o esporte promove interação social e tira jovens e crianças das drogas. Enfim, ele movimenta não só quem participa, mas também quem vem acompanhar as competições. Temos aqui a presença de pais e responsáveis que apoiam os filhos nesse momento. É o esporte juntando todo mundo”.

No público presente, pais, familiares e amigos dos estudantes acompanhavam os jogos. O casal, Luis Felipe Pinto e Cibelly Carolinne estiveram na EREMPAF para acompanhar a filha, Mirelly Carolinne de 16 anos, estudante do Colégio Céu Azul. “Só em nossos filhos estarem na escola pós-pandemia e hoje estarem praticando esporte é uma dádiva pra qualquer pai e toda família. O esporte age diretamente no foco, na determinação e nos sonhos das crianças. É muito importante que todos os pais acompanhem seus filhos também nas práticas esportivas. Porque a presença do pai e da mãe, do representante familiar, é um incentivo a mais para que ele continue trilhando o caminho que ele deseja”. Outros dois filhos do casal, Arthur Felipe, de 14 anos e Samuel Caio, de 11, também participam dos JEPS na modalidade Tênis de Mesa.

Na próxima segunda-feira (16), o município de Gravatá sedia a etapa regional na quadra da ETE Professor José Luiz de Mendonça, no bairro do Jucá, a partir das 08h para as modalidades: xadrez, tênis de mesa, badminton. Pela tarde, a partir das 15h, o Parque da Cidade, recebe os estudantes para a modalidade de vôlei de praia.

 

CLASSIFICAÇÃO: aos vencedores da fase estadual na categoria 12 a 14 anos, é garantida vaga para os Jogos Escolares Brasileiros – JEBs, sob a organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Já os vencedores na categoria 15 a 17 anos participam dos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). A etapa municipal acontece até o dia 21 de maio e a etapa regional será disputada do dia 16 de maio ao dia 06 de junho.

 

Reportagem: Rodolfo Lima
Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS