Encontro de Mestres do Patrimônio Vivo da Região Turística Serras e Artes de Pernambuco foi um show de cultura e histórias

Publicado em 17 de agosto de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Cultura

Essa apresentação faz parte da 15ª Semana de Patrimônio Cultural de Pernambuco em Gravatá, que acontece até o sábado (20) no Museu Memorial de Gravatá

Esta terça-feira (16), ficou marcada para quem aprecia a cultura popular pernambucana, porque a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), promoveu o sarau “Narrativa de Saberes” com os Mestres do Patrimônio Vivo da Região Turística Serras e Arte de Pernambuco.

Esse encontro ocorreu no Museu Memorial de Gravatá e tem o objetivo de promover interação da cultura popular com a participação dos grandiosos mestres do Patrimônio Vivo de Pernambuco, como o mestre da cultura popular de Feira Nova, Biu de Dóia, o mestre do Cavalo Marinho de Lagoa de Itaenga, Bogis Luca, o mestre do Cavalo Marinho de Glória de Goitá, Zé de Bibi, o mestre de Coco Mazuca de Arcoverde, Francisco de Assis, e o mestre do Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga (MUCA), Lula Gonzaga, que relembraram um pouco de suas histórias e seus trabalhos culturais.

De acordo com Lucas Alves, assessor técnico da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, “hoje o primeiro dia iniciamos a narrativa dos mestres Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Terá a troca de saberes e conhecimentos dos mestres passados para os estudantes e o público presente”, falou.

Fátima Evangelista, aposentada, é uma apreciadora da cultura: “O que me motivou a participar desse Sarau foi a cultura, gosto muito de cultura. Eu estou achando maravilhoso esse encontro, porque eles merecem ser patrimônio, porque eles trabalham com cultura desde criança e precisam ser reconhecidos”, disse.

Júnior Darita, vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, comenta que: “Esse evento faz parte da comemoração da semana do patrimônio e nós ficamos honrados, junto com a Secretaria de Cultura de Pernambuco, por participar dessa semana de comemorações. Estamos recebendo mestres de vários municípios e essa agenda permanece até o final de semana com palestras, debates e exposições, todas centralizadas no  museu memorial de Gravatá”.

Confira a programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco em Gravatá:

17.08 (quarta)

O que: Evento Cultural EJA, com apresentação de artistas locais e estudantes com o intuito de incentivar, apresentar e valorizar os músicos do município

Local: Salão 3S – Rua Tenente Cleto Campelo, S/N, Centro

18.08 (quinta)

O que: Lançamento do Projeto do Sítio Histórico e Arquitetônico do Casario Secular de Gravatá

19.08 (sexta)

O que: Palestra: Tombamento – Uma Visão Patrimonial, com a arquiteta e urbanista da Fundarpe, Débora Nadini

20.08 (sábado)

O que: Palestra: O Tombo do Tenente, sarau histórico sobre a passagem de Cleto Campelo em Gravatá, com a participação de coletivo de pesquisadores do município

Local: Memorial de Gravatá – Rua Cleto Campelo, S/N, Centro

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)