Entrega da Máscara do tradicional Bloco do Zé Pereira é realizada com o arrastão de frevo

Tags: , , ,
Publicado em 10 de fevereiro de 2024, por Pedro Ferreira | Categoria: Carnaval 2024

Arrastão do frevo percorreu principais ruas da cidade e contemplou a entrega da Máscara do Zé Pereira que completa 116 anos

Na manhã do sábado de Zé Pereira, foi realizada a entrega da Máscara Original do Zé Pereira, na Estação Ferroviária.. 

O Arrastão do Frevo percorreu as principais ruas da cidade, com saída da Avenida Agamenon Magalhães, com a participação dos grupos de danças, Maracatu Sol Brilhante e orquestra de frevo Orquestra de frevo instituto de artes. E seguiram até a Estação Ferroviária, para a solenidade de saída da Máscara do Zé Pereira.

Há 116 anos, existe a tradição do sábado de Zé Pereira, e foi entregue aos guardiões a famosa máscara que está em exposição no Vagão Museu, até o dia 25 de fevereiro.

Todos os anos um gravataense da sociedade é escolhido para se fantasiar de Zé Pereira, que sai da Estação Ferroviária e segue para o centro da cidade. E dá oportunidade da população adivinhar quem está por trás da máscara. 

Adeilton Balança, presidente do Bloco Zé Pereira, destaca a tradição de anos na cidade de Gravatá: *”A tradição do Zé Pereira tem que ser mantida porque é cultura, tudo que é cultura é interessante. Quando eu era bem novinho, eu vinha pra estação para ver o Zé Pereira, e aquilo foi trazendo aquele gosto com a vontade de participar e de fazer parte dessa comitiva que hoje estou com muito orgulho e estou a frente presidindo há alguns anos. Então é importante que o pessoal mantenha a tradição, mantenha a cultura para que não se esqueça de quem nós somos e de onde viemos”.

 

O ritual da entrega da Máscara foi feito pelos guardiões com a participação do Secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima. “A intenção da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer com essa exposição da história do Zé Pereira e todo esse momento simbólico, é resgatar um pouco da história desse bloco centenário, 116 anos do bloco Zé Pereira em Gravatá, o mais tradicional da cidade. Então é contar um pouco da história fazer com que a nova geração se interessem pelo Zé Pereira e que mantenha essa tradição por mais 100, mais 300 anos. A gente fica muito feliz, agradece a toda direção do bloco Zé Pereira. A intenção da gestão é resgatar a cultura gravataense. É da protagonismo ao gravataense, não só no carnaval, mas sim, em todas as épocas do ano e agradecer ao Maracatu Sol brilhante, os grupos de danças, a orquestra de frevo que tiveram esse arrastão lindo saindo da Av. Agamenon Magalhães”.

 

Reportagem: Pedro Ferreira

Fotografia: Nilson Silva


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS