Espaços públicos de qualidade: prefeito Joselito Gomes inaugura praças em terrenos que eram utilizados para descarte irregular de lixo e metralha

Tags: , ,
Publicado em 03 de janeiro de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

População dos bairros Cohab II e Bairro Novo receberam espaços de convivência
pensados em seu bem-estar e lazer

Encerrando o ano de 2021 entregando presentes à população, um dia após entregar a UPA 24h aos gravataenses e no mesmo dia em que assinou a Ordem de Serviço para a pavimentação da Rua Conselheiro Joaquim Alves de Lima, conhecida como Rua da Batatinha, e suas transversais, o prefeito Joselito Gomes inaugurou a Praça Padre Fernando Lima, na Cohab II, e a Praça do Largo da Caixa D’água, no Bairro Novo, na última quinta-feira, 30/12.

As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano e demonstram a sensibilidade do gestor municipal e da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que, passando pelos locais, identificaram as necessidades de adequação dos terrenos em espaços públicos de convivência que trouxessem dignidade e qualidade de vida aos moradores dos entornos.

Com as inaugurações, crianças, idosos, praticantes de esportes ao ar livre, bem como o público geral receberam equipamentos pensados em atender às suas necessidades. A praça instalada na entrada da Cohab II recebeu o nome do Padre Fernando Lima, sacerdote atuante na cidade e que faleceu no ano de 2021 em um incidente aquático. O irmão do padre, Flávio Lima, emocionado com a homenagem, disse que “A palavra que pode ficar é gratidão pelo carinho que toda população aqui de Gravatá sempre demonstrou desde o momento do incidente ocorrido com Fernando e foram vários gestos de amor e aqui, através do prefeito, da Prefeitura, mais um gesto de amor, onde a gente tem simplesmente que agradecer. E eu vejo que aqui foi um local até escolhido por Deus pela questão de ser um local que transmite vida, onde crianças estão brincando, onde a vida vai continuar e isso é aquele sorriso que Fernando sempre tinha fácil com todos que ele teve contato e vai se perpetuar por aqui.”

Moradora do Bairro Novo, na localidade da Caixa D’água, Gabriela Marques, servidora pública municipal, que também é praticante de capoeira, expressou sua gratidão pelo equipamento inaugurado em frente à sua casa. “Primeiramente gostaria de agradecer ao prefeito Joselito por esta obra. Aqui era um lugar abandonado, praticamente, só tinha terra, lixo e hoje tá esse espaço bom, maravilhoso, tanto para a criançada, quanto paras as pessoas idosas que ficam por aqui conversando, jogando dominó e também temos um projeto social com o pessoal da capoeira Antes não era possível ficar nesse local, a gente ficava na rua e hoje a gente consegue treinar num espaço melhor, inclusive com árvores que vão crescer e trazer sombra e é isso, é o espaço que nós precisávamos aqui para a nossa comunidade.”

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, moradora do bairro Cohab II, externou sua felicidade em entregar essas praças ao lado do prefeito e relembrou como eram os locais. “Desde que viemos morar nesse bairro aqui, na Cohab II, passando aqui todos os dias eu eu sentia a necessidade de fazer algo pra esse pessoal dessa localidade. Eu via um espaço onde tinha muito lixo, era entulho por todos os lados e daí eu sugeri ao prefeito pra ele fazer uma pracinha aconchegante onde crianças pudessem aproveitar o espaço, o jovem pudesse aproveitar, o adulto, o idoso e assim foi feito. Fizemos um projeto, o prefeito aprovou, tínhamos o recurso pra fazer e, graças a Deus, hoje estamos aqui entregando à população de Gravatá. Foi tudo pensado com muito carinho, com muito cuidado pra oferecer o melhor, porque, como a gente sempre diz, o nosso compromisso é com as pessoas.”

O compromisso em entregar aos gravataenses uma cidade digna tem levado o prefeito Joselito Gomes a trabalhar incansavelmente e isso tem gerado bons frutos para o povo. Na entrega das praças Padre Fernando Lima e do Largo da Caixa D’água, ele, emocionado, ressaltou que “aqui no Largo da Caixa D’água, no Bairro Novo, um espaço que estava há tanto tempo sendo usado para colocar metralha ou lixo, um espaço em completo abandono. Ouvindo a população aqui do entorno, senti que as pessoas estavam querendo que espaço fosse organizado, fosse uma praça, um espaço para a convivência, o lazer, o descanso, o bate-papo e o encontro das pessoas, e hoje estamos oficialmente entregando este espaço a esta comunidade. Antes daqui, estive lá na praça Padre Fernando Lima, na Cohab II, também era um espaço abandonado, que foi preparado, organizado, os moradores ali pediram e a comunidade recebeu um espaço para o lazer, o encontro, o bate-papo, o descanso, especialmente para que nossas crianças possam encontrar um local onde a brincadeira, mesmo sendo um equipamento pequeno, mas já de bom tamanho para quem estava sem nada. E é assim que nós queremos continuar nosso caminho, ouvindo, dando atenção às pessoas que sempre apresentam suas necessidades, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

Estiveram presentes nas inaugurações o vice-prefeito e secretário de Turismo, Júnior Darita, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Ricardo Malta, o chefe de gabinete, Lucas Noia, os vereadores Cabritinha, Neném de Uruçu, Nino da Gaiola, Nego Suíno, Leandro do Transporte Alternativo, Tonho da Rodoviária e Zé da Saúde.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)