Estudantes de Gravatá participam do “Aulão Espetáculo Esperançar 2021” na Serra Negra

Tags: , , , , , ,
Publicado em 27 de outubro de 2021, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

Evento realizado pela GRE Mata Centro contou com a participação de estudantes concluintes das Escolas de Referência em Ensino Médio

A tarde da terça-feira (26) foi diferente para os estudantes concluintes das Escolas de Referência em Ensino Médio, da regional Mata Sul, na qual, Gravatá está inserida. Eles tiveram a oportunidade de participar do Aulão Espetáculo Esperançar 2021, que foi organizado pela GRE Mata Centro em parceria com os municípios, e foi realizado no anfiteatro da Serra Negra, em Bezerros.

O encontro aconteceu de forma híbrida, remoto, por meio de uma live – transmitida também pela Prefeitura de Gravatá no Facebook e Youtube – e presencial com cerca de 1,5 mil estudantes, além de professores, gestores, secretários municipais e prefeitos dos 13 municípios da regional.

Com o tema: “o céu é o limite para o seu voo”, o Aulão Espetáculo Esperançar 2021, faz parte do projeto Esperançar: Protagonismo e Sonhos. Na ocasião, os professores convidados: Fernanda Pessoa, de redação e Darlan Moutinho de matemática comandaram o aulão junto aos de professores das unidades de ensino jurisdicionadas à GRE.

Durante o aulão foram ministradas palestras motivacionais, exibição de vídeos produzidos pelos estudantes, músicas, e falas encorajadoras, para que o ambiente ficasse mais leve e relaxante.

 

A realização do aulão de forma presencial, com um grande público, foi motivo de superação para a GRE Mata Centro, como fala a gestora da GRE, Kátia Monteiro. “Além de uma grande alegria é um momento de muita emoção, enfim, mobilizar todo um time, pois foi um trabalho feito à muitas mãos, secretários de saúde, educação, transportes, todo mundo que faz educação nesses 13 municípios. Todas as prefeituras parceiras contribuíram para que a gente possa realizar esse grande espetáculo, que é esse aulão. Preparar os nossos jovens, trazer uma mensagem de motivação e fortalecer a esperança desses estudantes que são o futuro de nossa nação. agradecemos a todos os profissionais de educação que estão aqui conosco nesse grande momento”.

 

A Unifacol apoiou o evento e o presidente da instituição de ensino superior, Paulo Roberto Leite de Arruda destaca a importância em apoiar eventos voltados à educação. “A importância é esperançar! Esperançar nesse futuro, com toda essa juventude que hoje se reencontra, que é um momento ímpar para todos nós. Estamos aqui nesse primeiro ato, que é bastante importante para vocês de Gravatá e de todo estado de Pernambuco. Para a Unifacol é de suma importância contar com vocês”.

 

A secretária de Educação, Ninha Professora esteve no evento, e acompanhou o prefeito Joselito Gomes durante o aulão. Ela fala que “É muito importante estarmos aqui hoje junto com a GRE, estamos sempre em parceria. Estamos aqui para incentivar os alunos, essa volta é importante, esse estímulo que está se dando e os municípios juntos para valorizar e incentivar esses alunos para o ENEM. O céu é o limite para o seu voo eles agora vão tomar seu destino e voar. E esse esperançar está aí para isso, para que esses adolescentes possam atingir seus voos, o que querem na sua vida profissional, e estamos para dar esse apoio sempre”.

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente no aulão e deixou uma mensagem aos estudantes concluintes de Gravatá e de todas as cidades presentes. “Estamos vivendo um momento propício para o retorno, o reencontro, e hoje aqui em Serra Negra estamos tendo este evento muito significativo, pois, nossos alunos da rede estadual de ensino estão aqui, retomando as atividades e já iniciando o ritmo de preparação para o Enem. Estou aqui junto com a secretária de Educação de Gravatá, professora Ninha, muito feliz, pois, pouco a pouco estamos retornando a normalidade das coisas, de modo especial, a educação. Valorizar o estudante, reconhecer seu esforço, apoiar e investir pesado em educação é compromisso de nossa gestão e o trabalho continua porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

O projeto Esperançar: Protagonismo e Sonhos vem sendo realizado na GRE Mata Centro desde o início no segundo semestre deste ano. Ele visa estimular a ação protagonista dos estudantes, bem como instigá-los a vivenciar o seu projeto de vida. Nessa perspectiva, o projeto atendeu aos estudantes da Região Mata Centro através de encontro para acolhida, lives com palestras motivacionais, feira de profissões, oficinas dos sonhos e aulões.

Já foram realizadas oficinas de sonhos, concurso de curtas entre os estudantes dos 3º com a temática Minuto Esperançar, orientação para retirada dos documentos de identificação pessoal – Identidade, Cadastro de Pessoa Física, Título de Eleitor, entre outros.

Reportagem: Rodolfo Lima – com informações da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS