Família Guerra é homenageada pela Prefeitura de Gravatá pelos benefícios proporcionados ao município

Tags: , , ,
Publicado em 17 de novembro de 2021, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque

Casal Nilza e Inaldo Guerra têm memória eternizada em busto e biblioteca

 

A manhã desta quarta-feira (17) marcou a emoção de uma família em receber homenagens a personagens que marcaram a sua história, como mãe e pais, mas que também marcaram a história gravataense pelos benefícios que entregaram à comunidade.

 

O casal Nilza de Holanda Guerra, gravataense, e Inaldo Pereira Guerra, escadense, contribuíram ativamente com as causas sociais da cidade, entregando ao povo, dentre outras aquisições, os prédios da Obra de Defesa da Infância Pobre – ODIP e o Instituto Nossa Senhora de Lourdes – INSL Salesianas, que atendem, aquele há 68 anos e este há 55 anos, de forma filantrópica e privada crianças, adolescentes e jovens munícipes na área da educação e formação para a vida.

 

Por essa história tão relevante à sociedade da cidade que é o portal do Agreste pernambucano, a Prefeitura de Gravatá, em parceria com a família Guerra, inaugurou o novo busto do Conjunto Residencial Inaldo Guerra, também conhecido como Cohab I, localizado na rotatória que fica entre a Praça Nagíbio Nunes de Souza (Praça do Rotary) e o Parque Monsenhor Paulo Cremildo Batista de Oliveira (Parque da Cidade), e a Biblioteca Nilza de Holanda Guerra, instalada no Colégio Municipal Capitão José Primo.

 

 

Sem desprezar a história e em valorização ao escultor, a gestão do prefeito Joselito Gomes realocou o antigo busto do sr. Inaldo Guerra para o Memorial Gravatá. Ricardo Guerra, ex-secretário de Turismo de Gravatá e filho do casal Guerra, emocionado, fala da emoção e do significado dos atos ocorridos neste dia 17. “Pra nós enquanto família, é um momento de resgate, é um momento, particularmente, de muita felicidade, porque a gente vê a sensibilidade do prefeito Joselito de resgatar a memória do meu pai, com um busto novo, onde a gente sabe que a cidade vive do passado, do presente e objetivando futuro, e o passado serve de exemplo. Meu pai era um homem que se dedicava muito à cidade de Gravatá, ele amava essa cidade, embora não fosse gravataense, era nascido em Escada, mas foi ele que me ensinou a amar Gravatá. Eu tenho uma verdadeira loucura por Gravatá. Minha família se sente radiante por tudo isso e a gente vê como o prefeito Joselito é um homem sensível. Estamos felicíssimos e, saindo daqui, nós vamos ainda inaugurar a Biblioteca Nilza Holanda, que é a nossa mãe, ela sim era gravataense de nascimento.”

 

 

A secretária de Educação de Gravatá, Ninha Professora, ressalta a importância do novo equipamento para a educação pública municipal. “Pra gente aqui da Educação é um prazer muito grande entregar essa biblioteca e principalmente homenageando a mãe de um grande amigo e colega nosso, companheiro, que é Ricardo Guerra. A gente sempre incentivou na educação, busca incentivar a leitura dessas crianças, desses adolescentes e esse instrumento, essa biblioteca servirá pra isso, pra que a gente incentive essas crianças à leitura.”

 

 

Sensível e grato à história gravataense e aos seus protagonistas, o prefeito Joselito Gomes pontua que é “um evento importante para os familiares do senhor Inaldo Guerra, aqui diante do Parque da Cidade, Praça do Rotary. A colocação de um novo busto do Inaldo Guerra, já que o conjunto habitacional, aqui conhecido como Cohab, chama-se Conjunto Residencial Inaldo Guerra. É também um marco importante para Gravatá, diante de tudo aquilo que ele representa, principalmente destacando aqui sua generosidade para com a população da Gravatá. Inauguramos também a Biblioteca Nilza de Holanda Guerra, ela, esposa do senhor Inaldo, pais de Ricardo Guerra, nosso amigo e ex-secretário aqui do município de Gravatá. São dois marcos importantes para o município, até porque quando se trata de biblioteca, de livros, de leitura, de conhecimento, tudo isso traz um crescimento, uma visão diferente sobre a vida, sobre o mundo, humaniza e ajuda a população a viver de tal modo que haja uma convivência pacífica, com mais dignidade, porque nosso compromisso continua sendo com as pessoas.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS