Festa de Belinha celebrou São Sebastião com sua tradição em Gravatá

Tags: , , ,
Publicado em 23 de janeiro de 2023, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

 

Tradicional comemoração do santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra aconteceu no domingo (22) no bairro da Boa Vista

 

 

A Festa de São Sebastião, conhecida como Festa de Belinha, é tradicional em Gravatá e celebra São Sebastião, o santo protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra. Dividida em celebração religiosa e festa secular, a comemoração envolve os moradores do bairro da Boa Vista e entornos que se unem para pedir as bênçãos do mártir da Igreja.

 

 

 

 

A programação começou com a procissão que saiu da Igreja de São Sebastião, na Rua Dr. Amaury de Medeiros, que seguiu pelo Bairro novo, Rua Sete de Setembro, Rua Hilda Gonzáles e voltou para seu ponto de partida onde foi celebrada uma missa campal em frente à igreja, presidida pelo padre José de Lima, com grande participação da comunidade.

 

 

 

 

Logo após a celebração religiosa, a festa seguiu com a sua parte secular com dois shows promovidos pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. Primeiro subiu ao palco o artista gravataense Alexandre Carlos que, com o seu brega, alegrou a todos e levou os casais a dançarem. Depois o Forró Desassossego animou a noite com muito forró para o povo arrastar o pé.

 

 

 

 

 

Thamires Ferreira, diretora de Cultura do município, afirmou que a gestão do prefeito Joselito, como sempre a gente enfatizou desde o início, cuida das pessoas e valoriza a cultura, principalmente da cultura local e nada melhor que hoje, depois de tantos anos, depois da pandemia a gente voltar com a famosa Festa de Belinha celebrando São Sebastião. A gente fez uma procissão belíssima aqui na Rua Amaury de Medeiros e agora presenteando a população local com shows de artistas da terra. A gestão do prefeito Joselito se importa com o povo de Gravatá.”

 

 

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS