Festa de de São Sebastião de Avencas atrai multidão

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , ,
Publicado em 21 de janeiro de 2023, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Frequentadores estavam com saudade do tradicional evento, conhecido como Festa de Maroquinha, que celebra o santo e leva atrações musicais e comércio para Avencas de Cima 

 

 

A Festa de São Sebastião do distrito de Avencas, conhecida como Festa de Maroquinha, voltou a acontecer após o hiato de dois anos e a festividade superou as expectativas do público e dos comerciantes na noite da sexta (20). 

 

 

A festa, que é uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, atraiu pessoas de vários lugares, como os municípios de Pombos e Passira, além dos outros distritos de Gravatá, para Avencas de Cima, onde é sempre montada a estrutura do evento. 

 

 

No palco, os cantadores João Lídio e Felipe Pereira abriram a noite com muita cultura nordestina. A segunda atração foi a cantora gravataense, Faby Mel e Banda, que tocou grandes sucessos do passado e atuais. Ela destacou o apoio que a atual gestão tem dado ao artista local. “É um orgulho imenso, pois é muito gratificante poder cantar na cidade que eu moro, para esse público maravilhoso, essa galera que veio para Avencas, e eu chego a me perder nas palavras porque é muito emocionante. Desde já agradecer ao nosso prefeito Joselito Gomes, à Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer pelo apoio, pelo carinho com os artistas daqui de Gravatá”. 

 

 

Por último, a cantora Eduarda Alves trouxe a paixão pernambucana: o brega. Com o cabelo rosa, que é marca registrada da artista, entoou sucessos que fizeram todos da plateia cantarem e dançarem já na madrugada do sábado (21).

 

 

Eduarda Alves disse: “quero agradecer o convite maravilhoso de estar aqui nesta festa linda e quero dizer para esse povo lindo de Avencas que o show vem com muito brega para a galera curtir, sofrer e dançar juntinho comigo e tem um forrozão bem eclético. Quero agradecer ao prefeito Joselito Gomes pelo carinho e pelo convite”.

 

 

Além dos shows, que animam todos, a economia do distrito gira com os comerciantes que conseguem ter uma renda extra com a venda de comidas e bebidas, como é o caso da comerciante Maria Rejane, que vende em grandes festas com a família desde 2008. “Trabalho há muito tempo com barraca em grandes eventos aqui em Gravatá e tenho que aproveitar essas épocas. A gente trabalhou no São João do ano passado, Festa de Reis, foi ótimo, tudo de bom”.

 

 

Moradora do próprio distrito de Avencas, a agricultora Eleide Maria Aguiar, de 61 anos, foi para o local da Festa de São Sebastião com a família. “Gosto de vir para esse evento sempre e considero o encontro com os amigos. Acho muito importante, muito lindo e o prefeito está trabalhando muito bem, estou gostando bastante do trabalho dele. Esse evento fez uma falta muito grande. A prefeitura está de parabéns e tiro o chapéu para o prefeito”. 

 

 

A organizadora do evento, Gerusa Maria, que é sobrinha de Maroquinha, falou sobre o apoio da gestão do prefeito Joselito Gomes para a realização da festa. “É muito gratificante eu ver, depois de dois anos, a festa assim como está. Nós temos um apoio muito grande. Quero agradecer ao prefeito Joselito Gomes, ao secretário executivo Alex Andrade, que faz parte aqui da nossa comunidade. Esse apoio é muito importante esse ano, porque estamos voltando com tudo. A tradicional Festa de São Sebastião de Marquinha está grandiosa”.  

 

 

 

O prefeito Joselito Gomes prestigiou a festa, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, além de uma comitiva de secretários municipais e executivos, diretores de autarquias municipais e administradores distritais. 

 

 

O gestor municipal falou de mais um grande evento tradicional que é retomado em Gravatá. “Esta foi uma retomada bastante positiva, porque as pessoas estavam desejando dar continuidade à tradição que é essa festa da Maroca em Avencas. Temos uma quantidade muito boa de pessoas que chegam de várias regiões, setores de Gravatá e municípios vizinhos. A população gosta de estar aqui e o importante: a festa todo ano acontece no dia do santo mártir São Sebastião, pode ser qual for o dia da semana em que a data cai, a  população marca presença. As pessoas gostam de estar aqui e a prefeitura municipal dando seu apoio, porque nosso compromisso é com as pessoas”.   

 

 

Representantes do poder legislativo de Gravatá também prestigiaram a Festa de Maroquinha. Além do presidente da Câmara, o vereador Léo do Ar, marcaram presença os vereadores Adeildo do Abacaxi, Bruno Sales, Nego Suíno e Regis da Compesa.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Foto aérea: Eliese Henrique

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS