Domingo (29) foi dia de louvar o mártir defensor dos perseguidos e injustiçados com procissão e missa e curtir as apresentações culturais com Banda Metade e Expresso é Show
2023 chegou para matar a saudade do tradicional ciclo de festas de São Sebastião em Gravatá, que acontece todo mês de janeiro no município.
O domingo (29) foi o dia do encerramento da Festa de São Sebastião de Uruçu-Mirim, co-padroeiro do distrito de Gravatá, e a celebração contou com procissão, missa campal e shows culturais.
No primeiro momento, os fiéis e devotos do santo acompanharam a procissão, que saiu da Igreja do Espírito Santo, seguiu pelas ruas do distrito e retornou do cruzeiro para o ponto de partida, onde foi realizada uma missa campal, celebrada pelo padre convidado, José Geraldo Albuquerque, da Congregação Salesiana de Dom Bosco, e concelebrada pelo padre Edmilson José, pároco da Pastoral São João Paulo II, que disse: “Nós agradecemos à Prefeitura de Gravatá, na pessoa do prefeito Joselito Gomes, graças a Deus ele nunca nos negou o apoio em todas as festas, sempre dou a palavra a ele porque ele tem a palavra de inspiração. Sempre digo: padre Joselito, nosso prefeito, ele ainda tem o coração sacerdotal e tudo o que fala é também para o crescimento espiritual da nossa comunidade, ajudando na fé do povo de Deus, nesses torrões de Uruçu-Mirim, Mandacaru, São Severino, desta área pastoral”.
Após a celebração religiosa, os shows culturais, com apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, começaram na praça recém-reformada do distrito, obra que foi lembrada pelo vereador Neném de Uruçu. “Graças a deus a festa está retomando com muita alegria, muita gente, procissão muito bonita, depois da gente passar dois anos de pandemia, ano passado estava todo mundo aqui de máscara e hoje a gente está livre. Uma festa bonita, o prefeito Joselito nos ajudando. A gente recuperou a praça, que hoje está um charme, tem uma imagem de São Sebastião que eu fiz a doação e a gente só tem a agradecer a gestão da prefeitura e ao povo de Uruçu-Mirim por ter vindo a essa festa maravilhosa”.
Primeiro, quem subiu ao palco foi a Banda Metade, que é de Recife, tocando o autêntico brega pernambucano. Em seguida, foi a vez da gravataense Expresso é Show, que trouxe o melhor da jovem guarda.
Uma das pessoas que estava no público foi o filho ilustre de Uruçu-Mirim, o cantor Renato Souza. “Estou achando essa volta maravilhosa, ontem (sábado) teve show, foi ótimo, hoje (domingo) está lotado, o povo se divertindo, parabéns à Prefeitura de Gravatá e ao prefeito Joselito Gomes”.
Outra moradora que aproveitou bem a festividade no distrito foi a dona de casa Sivanilda Albuquerque. “Achei a festa maravilhosa, gostei muito, tudo perfeito, estava com saudade, depois de dois anos sem ter, estava sentindo muita falta. Sou nascida e criada aqui e tenho vontade de sair daqui nunca. Agradeço por ter feito essa festa maravilhosa da igreja, o prefeito Joselito Gomes e tomara que continue”.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve em Uruçu-Mirim especialmente para o encerramento da festa. Junto com ele estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, chefe de gabinete, secretários municipais e executivos, diretores de autarquias municipais, além do vereador Cabritinha.
O chefe do executivo municipal falou sobre mais essa celebração de São Sebastião, que encerra o ciclo de festas dedicadas ao santo em 2023. “A festa aqui aconteceu de tal forma que as pessoas se envolveram, colaboraram, participaram, tendo uma participação boa de pessoas, principalmente quando celebramos São Sebastião significa dizer que nós queremos terminar a festa com mais fé, esperança, coragem para continuar um trabalho que vem ajudar as pessoas a viver de uma forma mais animada e esperançosa, porque o testemunho de São Sebastião diz que devemos viver nossa vida em Deus. As festas acontecem porque elas também são importantes, pois viver não é só trabalhar, estudar, mas também é festejar. É um momento de encontro, de alegria, de partilha. E assim nós vamos continuar esse trabalho, porque nosso compromisso é com as pessoas”.
A Guarda Civil Municipal de Gravatá (GCM) e a Polícia Militar de Pernambuco garantiram a segurança todos os dias da festa.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço e Marcone Barros (SECOM)