A festa segue até o dia 12 de janeiro com uma programação especial, que inclui missas, procissões e outras atividades religiosas e culturais
A tradicional Festa de São Severino começou nesta quarta-feira (08) e segue até o próximo domingo (12), reunindo moradores e visitantes no distrito de São Severino. Conhecida pela forte devoção dos fiéis e pela participação das comunidades vizinhas, a celebração é uma das mais importantes da região.
Na abertura da festa, a Procissão da Bandeira saiu da casa de Dona Terezinha, mais conhecida como Teta de Veinha, levando fiéis até a igreja local. Em seguida, houve a colocação da bandeira no haste em frente à igreja e a Celebração Eucarística, conduzida pelo Padre Wanderson Kleiton, da Área Pastoral Nossa Senhora de Lourdes e pelo Padre Aluísio da Área Pastoral São João Paulo II. A missa também contou com a animação do Grupo de Oração Fogo do Espírito Santo.
“Vim abrir a Festa de São Severino, para mim é uma honra, uma graça estar aqui presente e também teve a participação de autoridades do prefeito Joselito, do vereador, subprefeitos e assessores que estiveram presentes. Foi uma festa maravilhosa que iniciou hoje e termina domingo, dia 12 de janeiro. Venha participar desta festa, honrar e louvar nosso Senhor Jesus Cristo pelo Martre São Severino”, destacou o Padre Wanderson.
O prefeito Joselito Gomes esteve presente na abertura da festividade junto ao assessor especial, Lula do Padre, o administrador distrital de Uruçu-Mirim Edson, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval e o vereador Nino da Gaiola.
“A Comunidade de São Severino no distrito de São Severino em Gravatá faz hoje a abertura da festa do padroeiro. É um momento especial, um momento de graça e de benção. Comunidade junto com as outras celebrando a festa do padroeiro tendo como uma referência para que possamos caminhar no caminho de Jesus. O ensinamento de São Severino é que diariamente estejamos no caminho de Jesus, como soldados de Cristo. Eu parabenizo a comunidade na pessoa de padre Aluísio, administrador da área pastoral São João Paulo II. Celebrando essa festa a comunidade cresce ainda mais na fé, na esperança e na vivência do amor”, ressaltou o prefeito Joselito Gomes.
A festividade religiosa segue até o dia 12 de janeiro com uma programação especial, que inclui missas, procissões e outras atividades religiosas e culturais. A comunidade celebra, com alegria e fé, o santo que dá nome ao distrito, mantendo viva uma tradição que passa de geração em geração. Além disso, contou com o apoio do efetivo da Guarda Municipal, garantindo a segurança e tranquilidade dos fiéis durante o evento.
Confira a programação dos dias 09, 10, 11 e 12 de janeiro:
09/01/2025 – quinta-feira:
19h30min. Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Antônio Urbano (Pároco da paróquia São Pedro e São Paulo)
Animação: Deyse e Nanan
*Após a Celebração teremos quermesse
10/01/2025 – sexta-feira:
19h30min. Celebração Eucarística
Celebrante: Padre Charles da comunidade Canção Nova
Animação: ministério de música de São Severino
*Após a Celebração teremos quermesse.
11/01/2025 – sábado:
19h30min. Celebração Eucarística
Celebrante: José Geovane, Arquidiocese de Campo Grande MS.
Animação: Ministério de música Divina Luz
*Após a Celebração teremos quermesse.
SOLENIDADE DE SÃO SEVERINO
Tema: Soldado de Crista ensina-nos o caminho para o céu
12/01/2025 – domingo:
06h – Repique de sino e alvorada festiva
12h – Repique de sino e alvorada festiva
16h – Procissão com a Imagem do nosso Padroeiro São Severino, (saindo da casa de Marilson filho de dona severina, Sítio Brejinho).
Celebração Eucarística após a chegada da procissão com a imagem do Glorioso Mártir São Severino.
Celebrante: Padre Valdenor Nascimento, Reitor da catedral de São Pedro dos Clérigos da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Animação: Ministério Divino Espírito Santo de Uruçu-Mirim.
*Após a Celebração teremos quermesse.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Anderson Souza (SECOM)