Novena da padroeira da cidade começou neste sábado (16) e segue até o dia 26 de julho com programação especial para a população gravataense
Com o tema “Senhora Sant’Ana: há 200 anos abençoando Gravatá”, os devotos da padroeira do município de Gravatá começaram a celebrar a tradicional Festa da Senhora Sant’Ana.
No sábado (16), ocorreu o primeiro dia das festividades, que ficou marcado com a procissão da padroeira do município, com a presença de uma multidão de fiéis e devotos que saíram da comunidade Nossa Senhora da Conceição, próximo à estação ferroviária.
Com lanternas nas mãos, iluminando o trajeto com muita alegria, música e renovação de fé, a multidão percorreu algumas ruas do município até chegar à Igreja Matriz. Durante esta ocasião aconteceu o recebimento da bandeira e da imagem peregrina de Sant’Ana.
Em seguida, foi realizado o Hasteamento de Pavilhões e o prefeito Joselito Gomes foi convidado a hastear a bandeira do Brasil, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, a bandeira de Pernambuco, o secretário de Comunicação e Imprensa, Rodolfo Lima a bandeira de Gravatá, padre Antonio Marcio a do Vaticano, Rosa e seu esposo a Diocese, José Alberes e Iara a da Paróquia Santana, e José e Célia a de Santana.
Após essa solenidade, a celebração eucarística foi presidida pelo querido e inesquecível padre João Paulo, que foi recebido por toda comunidade com muitos aplausos.
A programação religiosa segue até a terça, dia 26, data dedicada pela Igreja Católica no mundo inteiro à mãe de Maria, avó de Jesus. Também acontece todos os dias da novena, haverá recitação do terço, às 18h30, e novena solene às 19h, exceto aos domingos, que será às 17h30 e 18h, respectivamente.
Dionísio Manoel Honorato, empresário gravataense, participou de toda celebração: “Essa festa de 200 anos me lembra a minha família, que sou da família do Justino Carreiro de Miranda. Há 200 anos eles acharam essa santa, meu pai disse que que foi numa plantação de fava e por isso tem o nome de Santana. Meu pai tem 98 anos, ele fala e relembra a imagem da Senhora Sant’Ana. A gente só tem que agradecer por essa festa maravilhosa de Gravatá”, relatou.
Padre Antônio Márcio convida a toda população para participar dessa festividade: “Nós estamos celebrando hoje dia 16 até o próximo dia 26 a festa da padroeira de Gravatá, a senhora Sant’Ana, com o tema “Senhora Sant’Ana: há 200 anos abençoando Gravatá”. Eu queria convidar você, meu amigo, minha amiga, internauta, eu queria convidar você de perto ou de longe para bem celebrarmos esse tempo de graça que é a festa da padroeira. Amanhã começamos a novena até o dia 25 e no dia 26 a missa solene às 10h da manhã, e à tarde às 16h a procissão e a missa de encerramento. Venha você também celebrar, participar, unir-se a nós. É tempo de graça, é tempo de celebrar Ana, santa e gloriosa, a padroeira de Gravatá”.
Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, participou desse momento importante para o município que é o início da comemoração de 200 anos da padroeira de Gravatá: “Hoje dia 16 de julho aqui na Matriz de Sant’Ana de gravatá temos a abertura solene da festa da padroeira Sant’Ana cuja imagem já presente nessas terras há 200 anos. Uma festa cheia de fé, momento de graça, renovação espiritual para todos os fiéis, uma festa que está começando, que foi bem preparada pelo padre Márcio e toda sua equipe paroquial, de modo que ela trará um resultado positivo para nossa população em especial aos devotos de Santana. Que Sant’Ana continue a interceder por nós, por nossa população e por Gravatá”.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Nilson Silva (SECOM)