Fim de semana teve muita cultura com Sarau Artístico e Cultural Itinerante em Gravatá

Tags: , , ,
Publicado em 01 de agosto de 2022, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Cultura

 

Reunião artística valorizou setores da cultura gravataense

 

Aconteceu no último sábado (30) o Sarau Artístico e Cultural Itinerante do Museu Memorial de Gravatá. A reunião artística, realizada pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, tem como objetivo valorizar a cultura dos artistas e amadores da arte gravataense, dar visibilidade à arte produzida no município, seja ela qual for, e trazer aos munícipes uma consciência coletiva sobre a importância de viver e valorizar as manifestações artísticas de sua terra.

 

 

 

Realizado no Casarão 245, imponente casario remanescente do início do século passado, essa não foi a única edição do sarau, mas apenas uma delas, pois a gestão do prefeito Joselito Gomes irá levar cada vez mais cultura aos moradores da cidade e visitantes com este evento que é itinerante e contemplará mais locais e mais pessoas.

 

 

 

A noite contou apresentação dos mamulengos do Mestre Galdino e com exposição do artista entalhador de madeira Roberto Pacheco, gaúcho que vive em Gravatá há sete anos e que fala sobre sua entrada na arte. “Em primeiro lugar é a cidade que me acolheu, há uns sete anos e tem sido muito importante para o desenvolvimento dos trabalhos nessa parte artística. Eu já tenho uma trajetória como psicólogo, como professor universitário e um pouco como escritor, mas a descoberta dessa possibilidade de eu fazer esculturas surgiu aqui em Gravatá no meu encontro com a realidade daqui, pos ser um polo moveleiro e eu ver o desperdício dessas árvores amazônicas, dos retraços, que são sobras da floresta amazônica, que é utilizado pra matéria-prima dos móveis indo pro fogo. Então pra mim, transformar o que pra outros é lenha, é lixo, transformar isso em arte é uma mensagem de educação ambiental para as novas gerações. Então pra mim a importância do trabalho é essa.”

 

 

 

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, fala da importância da retomada dos saraus no município. Importantíssimo o resgate dos saraus, é nele que aflora os mais variados setores da cultura popular e da cultura erudita. Estamos tentando mesclar todas as facetas da cultura e da arte aqui através dos saraus e o Sarau Artístico e Cultural do Museu Memorial de Gravatá, com sua característica itinerante, focando em cima do casario remanescente da passagem por Gravatá do prefeito Joaquim Didier, e gente tenta com isso também resgatar essa importante memória afetiva da cidade através da memória arquitetônica, artística e cultural. Nos próximos saraus vai haver declamações, cantorias, todos os segmentos da arte, porque a função é essa: é trazer os artistas pra participarem voluntariamente e mostrarem o seu trabalho e também os amadores que eventualmente tenham uma poesia, tenham uma música, tenham algo pra expor também se juntarem a nós e a gente quer plantar essa semente que deve valorizar muitas outras ações na cultura e na arte de Gravatá. E nós teremos a continuação dos saraus por ocasião da semana do Patrimônio Histórico e Artístico Pernambuco e nós teremos a segunda edição do sarau no museu Memorial de Gravatá no dia 18 de agosto, que é a 15ª Semana do Patrimônio de Pernambuco.”

 

 

Estiveram presentes o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, e o proprietário do Casarão 245, Hilton Pimentel.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS