A festividade contou com apresentações marcantes de artistas como Flor de Mel, Rei Vanerão e Israel Filho, além de apresentações culturais da banda de pífanos e dos batalhões de Bacamarteiros
Neste domingo (22), o Polo da Sanfona foi palco de uma noite vibrante e cheia de tradição no São João de Gravatá 2025. Com um clima caloroso, acolhedor e festivo, o espaço atraiu um público apaixonado pelo autêntico forró pé de serra e pela rica cultura nordestina.
A programação da noite trouxe apresentações marcantes da banda Flor de Mel, de Rei Vaneirão com a participação bem especial de Vilma Seresteira, da Banda de Pífano da Titara e os bacamarteiros dos batalhões Pé de Serra, 78 e 99, mas o momento mais aguardado da noite foi, sem dúvida, o show de Israel Filho, que levou o público ao delírio com seu repertório repleto de clássicos juninos e muito carisma.
Rita de Cássia, médica, veio de Recife com seus amigos para curtir o São João de Gravatá e ficou encantada com o Polo da Sanfona: “Maravilhoso, porque é um espaço igualitário para todas as pessoas curtirem o seu São João. Muito bom!”.
Cleiton Guedes, conselheiro tutelar da cidade do Recife, veio com sua esposa e aproveitou bastante o espaço do Polo da Sanfona: “A cultura popular do Nordeste é algo fantástico e todo um bom nordestino adora um forró. Então, é de praxe estar aqui com minha esposa e curtir o São João de Gravatá. Eu já tinha vindo há muito tempo e fiz questão de vir esse ano para prestigiar esse evento maravilhoso. Parabéns a Prefeitura, ao evento, a todos que vieram e ao forró”.
O cantor Israel Filho estava super animado por estar de volta a Gravatá e participar da festividade junina do município: “É uma alegria muito grande estar de volta a essa cidade que faz um São João maravilhoso. Aproveito e agradeço ao prefeito Joselito e toda sua equipe de cultura que faz com que a gente participe dessa alegria que é o São João de Gravatá, o grande São João de Gravatá”.
José Eudes, diretor de cultura, destacou que: “Hoje foi sensacional aqui no Polo da Sanfona, começamos com a Zabumbada com muita animação. Flor de Mel, Israel Filho, muita festa, um sucesso. O Arraiá da Felicidade é sensacional e aqui no Polo da Sanfona tem forró raiz, forró das antigas e muito forró pé de serra. Ainda contamos com a cultura popular, banda de pífanos, batalhão de bacamarteiros. Só poderia ser em Gravatá uma festa tão bonita assim”.
O Polo da Sanfona tem se consolidado como o cenário ideal para quem busca viver um São João arretado, cheio de identidade cultural e tradição. Além disso a festividade conta com o apoio da LocalLink, Fábrica de Alimentos Eireli – FAL, Selfit Academias, Supermercado Santana, Esportes da Sorte, Natura, Pitú, Chivas, Governo de Pernambuco e FUNDARPE, reforçando a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada para manter viva a cultura nordestina.
Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)