Gravatá avança e sinal de TV digital será realidade no município

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 22 de julho de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Gestão municipal tem investido forte em tecnologia e o sinal vai alcançar todas as casas do município e terá distribuição de receptores para os usuários dos CRAS

 

 

Gravatá dá mais um passo significativo na área da tecnologia e entra no processo de digitalização dos sinais de televisão analógica terrestre. 

 

 

 

O interesse em aderir ao Programa Digitaliza Brasil, do Ministério das Comunicações (MCom), teve o primeiro passo em novembro do ano passado e está perto de ser concluído. 

 

 

Por isso, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, acompanhado do vice-prefeito, Júnior Darita, e da equipe de tecnologia da prefeitura, entre eles a coordenadora de TI, Ana Katarina, e o controlador do município, Bruno César e o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima estiveram no Cruzeiro para acompanhar uma das etapas da implantação do programa na cidade.

 

  

 

Kleyton Moura, empresário da Aporgeu Telecom, empresa responsável pela montagem da estrutura metálica que vai receber o distribuidor, falou sobre a etapa atual do projeto. “Está sendo montada a estrutura de 20 metros de altura para poder ter o sinal para TV digital. A gente precisa de toda uma estrutura para dar o suporte para receber as antenas. A nossa área é montar essa torre para outra empresa vir instalar as antenas. Essa é mais uma etapa física e, no máximo na próxima segunda (25), estará concluída”.  

 

A coordenadora de TI da Prefeitura de Gravatá, Ana Katarina, explicou todo o processo de implementação do sinal digital. “O primeiro passo foi a adesão de Gravatá ao programa do Governo Federal, a segunda etapa é essa hoje que viemos acompanhar, e posterior montagem das antenas e por último terá a distribuição do sinal para a cidade, com a distribuição gratuita de conversores para quem é cadastrado no Cadastro Único”.

 

O prefeito Joselito Gomes falou sobre mais esse avanço para quem vive em Gravatá. “Ano passado, em novembro, o município de Gravatá aderiu ao Programa Digitaliza Brasil e hoje, aqui no Cruzeiro, vim acompanhar a montagem da estrutura que recebe a antena. Acredito que no próximo mês, em agosto, já estaremos com esse sistema funcionando e possibilitando aos gravataenses uma abrangência maior de canais, pois até então pessoas que podiam assistir através do sinal da TV por assinatura assim o faziam, mas a grande maioria da população não têm esse acesso. É algo necessário para todos e através da Secretaria de Assistência Social e Juventude, pessoas de baixa renda que estão no Cadastro Único vão receber um kit para que possam fazer a captação do sinal em casa e ter a imagem e o som melhor e acompanhar a programação que desejar de vários canais. Tudo isso acontece em nosso município porque, com responsabilidade, estamos focando nas necessidades da população e acompanhando as etapas para chegar o momento de execução do projeto, porque a gestão tem compromisso com as pessoas”.

 

 

De acordo com o site do Ministério das Comunicações, a TV Digital terrestre é um serviço aberto e gratuito que proporciona qualidade de som e imagem superior à da TV analógica, além de permitir a recepção em dispositivos móveis, como celulares, e a interatividade, inclusive por meio da integração com conteúdo de internet.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

 

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS