Gravatá comemora Dia Nacional do Empreendedor com ações voltadas para o segmento

Publicado em 05 de outubro de 2021, por Ana Paula | Categoria: Desenvolvimento Econômico

Data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, está oferecendo uma semana de atividades em alusão ao Dia do Empreendedor, que é comemorado nesta terça-feira, dia 05 de outubro. 

O ponto de partida foi na manhã de hoje, na sede da SEDEC, com a palavra do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, e dos executivos Josias Teles e Lidiane Bezerra, da representante do SEBRAE, Fabiana França, e do secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima.

Na ocasião, houve palestra ministrada pela consultora do SEBRAE, Vilani Batista, com o tema “Compre do Pequeno – dê uma força para o comércio do seu bairro”.

Nesta semana, os consultores do SEBRAE em contabilidade, Arlindo Tabosa, do SEBRAE em marketing digital, Gabriel Melo, e da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, Felipe Arruda, estão orientando os empreendedores que tiverem interesse, ou dúvidas, nesses assuntos na sede da SEDEC.

 

Inivaldo Neto, de 24 anos, foi um dos microempreendedores que esteve presente na palestra desta terça (05). Ele disse: “Quero parabenizar todos que são micro e pequenos empreendedores, ressaltar que cada dia é um desafio na nossa caminhada. Eu fiz o curso de Culinária Regional, que foi promovido aqui pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico há pouco tempo e hoje já vou fazer o curso presencial de mídias digitais que estão ofertando. Recomendo que façam cursos, porque é de grande valia para quem é empreendedor trazer mais experiência para nosso negócio. Tanto a Prefeitura, quanto a Sala do Empreendedor, é uma grande parceira e está ao nosso lado para o que a gente precisar dando total apoio”. 

 

Maria Eduarda Rocha é agente de desenvolvimento da SEDEC Gravatá e explica como funciona a Sala do Empreendedor. “A Sala do Empreendedor funciona com serviço exclusivo aos microempreendedores individuais e pequenas empresas. A gente faz desde abertura, processo de regularização para quem já tem e processo de baixa para aqueles MEI que não pretendem continuar com a atividade. Funcionamos de segunda a sexta, das 7h às 13h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, próximo à prefeitura”. 

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Gravatá, João Paulo de Lemos, destacou o papel fundamental desse profissional na economia brasileira. “Hoje estamos comemorando o Dia do Empreendedor, quando nós da secretaria, juntamente com o nosso parceiro SEBRAE, preparamos uma série de palestras, consultoria sobre redes sociais, contabilidade, sobre gestão financeira, enfim, tudo que é preciso para se iniciar uma nova empresa. Aqui temos a Sala do Empreendedor, onde damos todo apoio para abertura de MEI e dizer que a grande importância que é o microempreendedor individual para o nosso país e os micro e pequenos empreendedores são os que mais geram emprego no Brasil”. 

 

O prefeito Joselito Gomes, que aproveitou o momento para anunciar a determinação para a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, falou sobre os desafios do empreendedor e do apoio que a gestão municipal oferece atualmente. “Temos aqui na SEDEC uma equipe empenhada, nas pessoas do secretário João Paulo e dos executivos Josias Teles e Lidiane Bezerra, em oferecer o melhor para que a pessoa que pretende montar o seu negócio possa fazer com orientação, conhecimento, formação, e assim ter tranquilidade e segurança. Estamos vivendo um momento de pandemia em  que aponta o caminho para que a pessoa possa colocar o seu negócio e infelizmente ainda há um grande número de pessoas desempregadas, mas graças a Deus muitas estão dizendo sim para receber a orientação correta e assim o trabalho vai continuar acontecendo, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.  

 

Fique por dentro do que acontece na Sala do Empreendedor pelo perfil do Instagram @gravataempreendedor, que foi lançado na ocasião. 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS