Gravatá é contemplado com ação Juntos pelo Social

Tags: ,
Publicado em 13 de setembro de 2023, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Assistência Social e Juventude

 

Ação ofereceu serviços para mulheres gravataenses e seus filhos, bem como promoveu formação para policiais civis e militares acerca do tratamento de mulheres vítimas de violência

 

 

O município de Gravatá foi contemplado com a ação Juntos pelo Social – Cuidando de Todos os Pernambucanos com Mais Cidadania e Respeito, na quarta-feira (13), promovido pelas Secretarias Estaduais de Defesa Social, de Justiça e Direitos Humanos e da Mulher, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco – PMPE, Polícia Civil de Pernambuco – PCPE e Prefeitura de Gravatá, por meio das Secretarias de Assistência Social e Juventude – SASJ e da Mulher – SECMULHER.

 

 

 

 

 

 

 

Na ação, alguns serviços foram ofertados às mulheres gravataenses e seus filhos, como emissão de Cédula de Identidade – RG, emissão de certidões de nascimento e de casamento, Programa Alerta Celular, Programa Criança Feliz, atendimentos do CREAS, atendimento do CadÚnico e divulgações sobre programas voltados à segurança da mulher. Além disso, foi ofertada uma palestra às mulheres sobre a violência contra a mulher e a Patrulha Maria da Penha.

 

 

 

 

 

 

 

Após esse momento de atendimentos, a SECMULHER do estado realizou um treinamento com policiais civis e militares de Gravatá sobre como abordar mulheres vítimas de violência, o que fazer nesses casos e como atuar de forma mais humanizada e específica para que quem sofreu esse tipo de violência se sinta mais confortável na hora do atendimento. Essa ação acontece simultaneamente em todo o país, alinhada ao Governo Federal, por meio da Operação Shamar.

 

 

 

 

 

 

 

Morgana Barros, coordenadora regional do Agreste Central da Secretaria Estadual da Mulher, fala sobre como acontece a atuação da secretaria na ação. “Hoje a gente está efetivando a celebração da portaria conjunta que foi realizada desde março deste ano. Então, estamos trazendo a efetivação desses serviços da seguinte maneira: a gente vai estar participando da formação dos policiais civis e militares, trazendo impactos positivos. Essa minimização da violência institucional se dá a partir do momento que esses policiais são capacitados para compreender como se dá o processo de violência contra a mulher.”

 

 

 

 

 

 

 

O gerente de Prevenção da Secretaria Estadual de Defesa Social detalha sobre os serviços ofertados. “Gostaria de informar que a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, junto com o Governo estadual e municipal, trouxe para cá a Operação Shamar, que é para cuidar e zelar das mulheres. Essa operação está voltada ao combate à violência doméstica e nesta ação estão trouxemos para Gravatá está participando a Policia Militar, junto com a Companhia, com a DASDH e a Policia Civil, com o Departamento da Mulher. A ideia do despertar é que as mulheres possam procurar e ter o apoio de como se defender e se prevenir, porque o melhor de tudo é a prevenção, não a reação. “

 

 

 

 

 

 

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, ressalta a relevância dessa parceria para o município. “Esse momento é de grande importância para o município, a campanha Juntos pelo Social, em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado. É muito importante pra nós, como Assistência Social, trazer dignidade e oportunidade para as pessoas que precisam. Então, hoje estamos com o serviço de CadÚnico, assistente social, psicólogos e com o Programa Criança Feliz para atender da melhor forma. Porque esse é o nosso compromisso e do prefeito Joselito, em que assumiu para transformar vidas aqui no município.”

 

 

 

A Secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, também esteve presente.

 

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS