Projetos “Tardes no Polo” e “Redesim como fomento ao empreendedorismo na cidade de Gravatá” concorrem ao prêmio
A Prefeitura de Gravatá é finalista no prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Turismo e Identidade Regional com o projeto “Tardes no Polo” por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e também com a categoria Cidade Empreendedora com o projeto “Redesim como fomento ao empreendedorismo na cidade de Gravatá”, por meio da Secretaria de Finanças.
O projeto Tardes no Polo é uma ação inovadora da gestão municipal, teve início em maio de 2023 e ganhou o coração dos gravataenses e visitantes que vivem muitas experiências a cada edição, que acontece uma vez por mês, na Rua Duarte Coelho, onde fica o Polo Moveleiro. O público de todas as idades toma conta da via, que se transforma em um grande calçadão, com mesas dos estabelecimentos gastronômicos, três palcos com shows simultâneos e recreação para crianças.
Desde o lançamento, cada mês é dedicado a um tema, como foi do Encontro de Carros Antigos, Chegada da Primavera, o Oktoberfest Gravatá, Abertura do Natal de Gravatá e o mais recente: Revivendo o Carnaval, em que o público aproveitou para matar a saudade da folia de Momo e deu as boas-vindas à Semana Santa, com uma breve apresentação dos atores da Nossa Paixão e da programação musical que será realizada no Pátio de Eventos.
Já o projeto Redesim como fomento ao empreendedorismo na cidade de Gravatá é um sistema criado pela Lei nº 11.598 de 03 de dezembro de 2008, para a simplificação do processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas junto a União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O contribuinte faz sua solicitação de constituição, alteração ou baixa por um único canal da INTERNET, no Portal da Junta Comercial de Pernambuco – JUCEPE. Após as solicitações dos empresários serem arquivadas na Junta Comercial a REDESIM se encarrega de enviar estas informações para os órgãos conveniados. Todo o processo de registro e legalização das pessoas jurídicas no Brasil está sendo redesenhado de forma a atingir objetivos e necessidades de uma sociedade moderna: redução de procedimentos; transparência; simplificação e padronização no cumprimento das obrigações; redução de custos e de prazos.
O Redesim é um sistema que oferece toda a comodidade que facilita a vida de qualquer empreendedor, especialmente por agilizar muitos processos e facilitar procedimentos que seriam muito mais burocráticos. Logo, ao abrir uma empresa, o cidadão poderá reduzir 90% o tempo de espera para o prazo de abertura da empresa.
Além disso, com o sistema todo integralizado em diferentes órgãos, o envio de documentos e aprovações se torna muito mais dinâmico e simples, evitando também que erros sejam cometidos, o que previne que os procedimentos sejam atrasados.
Esse prêmio envolve municípios de todo estado de Pernambuco e Gravatá compete com Brejo da Madre de Deus, Sirinhaém, Belém de São Francisco, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte, Garanhuns, Itaíba, Pesqueira, Itapissuma, Exu, Belo Jardim e Cupira.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marllon Lima, comentou que: “Estarmos entre os finalistas nada mais é que o reconhecimento de uma iniciativa inovadora. O Tardes no Polo, fomenta a economia gerada pela atividade turística com reconhecimento e divulgação da identidade territorial de Gravatá, além disso visa diminuir a sazonalidade da visitação turística em nossa cidade e traz a participação maciça, também, da população local a esse nosso cartão postal que é o Polo Moveleiro”.
Fábio Romero, secretário de Finanças, destacou que: “Gravatá se tornou uma cidade destaque diante da forma que vem utilizando as facilidades tecnológicas e garantindo a diminuição da burocracia, e passou a concorrer junto ao SEBRAE, ao prêmio Prefeitura Empreendedora. Esse prêmio tem o objetivo de contemplar o município que utiliza as facilidades tecnológicas de forma adequada. Logo, para concorrer ao prêmio são necessárias três fases: inscrição, visita técnica do Sebrae e a eliminatória, que é a banca examinadora. Sendo assim, a cidade de Gravatá encontra-se devidamente habilitada, já passou pela entrevista e visita técnica, que ocorreu na Secretaria de Finanças, através do Setor Mercantil e aguarda a última fase, eliminatória. Portanto, ficamos na torcida por este prêmio, e desde já com a convicção que estamos fazendo história, fomentando o empreendedorismo e beneficiando o cidadão gravataense, pois o nosso compromisso é com as pessoas”.
Reportagem: Mathilde Souza