Gravatá é o primeiro município a receber o projeto SecMulher/PE na Estrada

Publicado em 05 de abril de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Este projeto tem o intuito de intensificar a prevenção da violência contra as mulheres e aumentar a rede de proteção 

 

A semana iniciou com a chegada do projeto SecMulher/PE na estrada. Essa iniciativa é uma parceria entre as Secretarias da Mulher de Pernambuco e de Gravatá, que tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção da violência contra as mulheres.

 

Na segunda-feira (04), o Ônibus Lilás parou em Gravatá, o primeiro município a receber esse projeto com sua equipe, para aumentar sua rede de proteção ao enfrentamento dessa violência e deixar claro que o estado e o município não toleram nenhum tipo de violência contra as mulheres.

 

Para dar boas vindas a este projeto, foi iniciada uma apresentação pelos meninos do maracatu do GAMR. Em seguida, alunos da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor José Luiz de Mendonça, que fazem parte do grupo do núcleo de gênero, falaram e trataram de como esses assuntos são relevantes e intensificados por eles na escola. 

 

Ana Eliza, secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, comenta sobre o objetivo deste projeto: “A gente pretende, com isso, fazer com que mais mulheres entendam o que é a rede de enfrentamento, busquem essas redes para que elas sejam salvas, para que essas mulheres não precisem passar por ciclos de violência doméstica, sendo que, para isso, existem caminhos,  existam saídas para que elas possam ter sua autonomia financeira e emocional, e a gente procura fazer com essa mulher entenda que o estado e o município estão sim com ela. Esse é o objetivo, levar esse ônibus lilás, chamar a atenção da sociedade. Existe o número da ouvidoria para a mulher denunciar, que é o 0800 281 81 87, que é o número da denúncia e onde ela pode buscar ajuda. Então, queremos divulgar ainda mais esse número, essa ação, para que a gente possa salvar a vida das mulheres e diminuir a desigualdade social e de gênero tão presentes no nosso estado e sociedade, mas que a gente pretende diminuir cada vez mais”. 

 

Ester Gomes, secretária da Mulher da Prefeitura Municipal de Gravatá, fala dessa parceria: “O município de Gravatá foi o primeiro a ser contemplado com o ônibus itinerante, a secretária da Mulher do Estado com toda sua equipe, e nós fizemos questão de estabelecer essa relação, concentrando o ônibus em uma das organizações da sociedade civil do nosso município, que é o GAMR, pela importância dessas parcerias, dessas relações de construção das políticas. Nós ficamos muito felizes e a partir desse momento sabemos que frutos serão colhidos, porque as relações se firmaram mais ainda e a Secretaria da Mulher de Gravatá fica muito agradecida e a partir desse momento nós vamos estar desenvolvendo tantas outras atividades, ações e serviços”.

 

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, muito satisfeito em receber o projeto no município, fala que: “É um trabalho de prevenção, é um trabalho que vem fortalecer a mulher no sentido que nós possamos criar ou construir a cultura da não violência e, assim sendo, possamos eliminar o feminicídio em nosso município. É um projeto que está tendo início em Gravatá e o município está dando esse pontapé inicial para todo o estado. E é assim que o trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

 

Para finalizar essa manhã enriquecedora e esclarecedora, a aluna da ETE, Milena, cantou a música Salve Todas, de Antonio Medeiros.

 

Na ocasião, estiveram presentes mulheres da comunidade, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, e seu executivo, Ricardo Machado, a secretária executiva da Mulher de Pernambuco, Ana Callou, a coordenadora regional do Agreste Central, Betânia Ribeiro, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, a secretária executiva de Saúde, Maria Araújo, o chefe de Gabinete, Lucas Noia, o delegado civil de Gravatá, Victor Hugo, e o diretor executivo do GAMR, Edson Oliveira e toda equipe da Secretaria da Mulher. Além da presença da imprensa local. 

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS