Gravatá é referência em Centros de Convivência e representa o Nordeste em Pesquisa Nacional

Publicado em 27 de março de 2025, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

A seleção do município para a pesquisa reforça o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados na área de assistência social e evidencia o compromisso de Gravatá com o bem-estar da população

 

O município de Gravatá foi escolhido para representar o Nordeste e o estado de Pernambuco em uma pesquisa nacional sobre os Centros de Convivência governamentais e não governamentais que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O estudo, conduzido por uma consultoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), deu início na manhã desta quinta-feira (27).

 

Além de Gravatá, outras quatro cidades brasileiras foram selecionadas para a pesquisa: Curitiba (PR), São Paulo (SP), Dourados (MS) e Manaus (AM). Segundo Raquel Aragão, responsável pela iniciativa, a escolha dos municípios foi feita com base na avaliação dos sistemas Censo SUAS, SISC e CADSUAS, além da análise das políticas públicas ofertadas em cada localidade.

 

A gestão municipal recebeu as equipes do Governo do Estado, do Ministério do Desenvolvimento do Governo Federal e da UFPE para dar início à pesquisa e acompanhar de perto as atividades desenvolvidas nos Centros de Convivência. A iniciativa busca avaliar e aprimorar as políticas públicas voltadas ao atendimento de diferentes públicos, como crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, Gravatá conta com três Centros de Convivência em funcionamento: o Centro de Convivência – Espaço Integrar, o Centro de Convivência – Primeira Infância no SUAS e o Centro de Convivência – Casa do Idoso “Adelson Oliveira Costa”. Esses espaços desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão social e no fortalecimento dos vínculos comunitários.

 

Raquel Uchôa, professora da Universidade Federal de Pernambuco e consultora da UNESCO MDS para o estudo sobre os centros governamentais e não governamentais que ofertam o serviço de fortalecimento de vínculo, explicou que: “Esse é o momento pra gente compreender a forma como esse serviço, que é um serviço que está implementado na política, como ele ganha materialidade no município, como acontece as entregas para população, como a equipe compreende aquilo que caracteriza os centros enquanto uma unidade dos SUAS, os desafios e as projeções. A ideia é que ao final desse estudo, que se inicia no município de Gravatá, a gente consiga pensar os parâmetros para os centros enquanto uma unidade do SUS. Então, esses dois dias vão ser dias de dialogar com as equipes, conhecer os espaços, dialogar com a gestão do município, para compreender como em Gravatá se implementam qualquer realidade em relação aos centros que ofertam serviços”. 

 

Luzia Dutra, gerente de proteção social básica da Assistência Social do Governo do Estado de Pernambuco, falou: “Eu achei extremamente importante o Nordeste, Pernambuco ser contemplado e a cidade de Gravatá. É de importância  nacional este momento de contribuição, onde a gente está potencializando a política de Assistência Social e mostrar para o Brasil a forma que a gente funciona e o que a gente pode propor para melhorar e alavancar e potencializar essa política. Então a gente está nesse acompanhamento com o Governo Federal porque também potencializa o nosso, com relação ao nosso cofinanciamento. Além do apoio técnico que a gente faz aos municípios, para que essa política cada vez fique mais forte, para que a população seja grande beneficiada”.

 

Viviane Sanjurjo Salgado, secretária de Assistência Social e Juventude, comentou sobre esse momento tão importante para o município: “Hoje é um momento muito importante para Gravatá, porque estamos recebendo representantes do Ministério de Assistência Social, do Governo do Estado, da Universidade Federal do Pernambuco, para que Gravatá execute o projeto piloto. Eles estão fazendo hoje uma pesquisa, hoje e amanhã, para que eles entendam como se deve fazer as normativas e o funcionamento dos centros de convivência. Nós, no município, temos três centros de convivência, que eles estão fazendo nesses dois dias a visita técnica e, a partir daí, eles estarão propondo ao Ministério uma normativa de como deveria funcionar, espaço físico, recursos humanos e quais as ofertas que deveriam ser atendidas. Então, prazer, reconhecimento, reconhecimento por uma gestão do Padre Joselito, que acredita na política de assistência”. 

 

O prefeito Joselito Gomes, esteve presente nesse momento importante e de reconhecimento para a Assistência Social: “Hoje recebemos as equipes do Governo do Estado, do Governo Federal e da nossa Assistência Social municipal. Em Gravatá, será realizada uma pesquisa, conduzida tanto pelo Governo Estadual quanto pelo Ministério do Governo Federal, para avaliar a política pública de Assistência Social e seu funcionamento na prática. As equipes estarão, hoje e amanhã, visitando os equipamentos da assistência, participando de reuniões, dialogando e compartilhando experiências. O objetivo é identificar os pontos positivos, fortalecer o que já funciona bem e corrigir ou ajustar aquilo que precisa de melhorias, garantindo um atendimento cada vez mais eficiente à população. É gratificante ver nosso município escolhido para esse projeto. Parabéns a todos os envolvidos!”.

Esse momento contou com a presença dos secretários executivos de Assistência Social, Gorete Silva e Wrias Paiva, da coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Cícera Alves, da diretora da Proteção Básica, Edilma Edilene, do consultor da Assistência Social, Tiago Gomes, da diretora financeira da Secretaria de Assistência Social, Idalina de Melo, da professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Michele Maciel, da coordenadora técnica do GEPSB/SEASS do Governo do Estado, Cilene Aragão, e da técnica de Nível Superior do GEPSB/SEASS do Governo do Estado. 


Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Anderson Souza (SECOM) 

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS