Cortejo lembrou o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e foi uma forma de pedir por justiça em casos recentes de violência
Movimentos LGBT+ de Gravatá realizaram a 2ª Caminhada em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, lembrado todo dia 28 de junho.
O grupo se concentrou na Praça Aarão Lins de Andrade, seguiu pelas ruas do Centro de Gravatá, realizou parada no coreto da Praça Rodolfo de Moraes, onde foram lidos os nomes dos homossexuais que foram violentados e culminou na Estação do Artesão, com falas de expressividade do público LGBT+ de Gravatá.
Mônica Gleite, uma das organizadoras da 2ª Caminhada LGBT+, destacou o papel social do evento. “Hoje é o Dia Internacional do Orgulho LGBT e esse dia nada mais memorável de tanta violência que está acontecendo em Gravatá, com a secretária da Mulher e Marcelo que foi agredido, não sabemos quem foi e queremos justiça. A nossa luta é para nossa liberdade, respeito e igualdade. Temos direitos e somos sangue vivo, assim como todo mundo. Somos tratadas como bonecas e essas bonecas sentem dores. Nossa luta é contra essa violência discriminatória e abusiva que aumenta aqui em Gravatá. A Prefeitura está dando apoio maravilhoso, muito obrigada! E a população tem que respeitar o uso do pronome: ele é ele, ela é ela”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)