Espaço é um investimento do executivo municipal no atendimento especializado dos alunos com necessidades especiais
A inclusão e atenção à pessoa com deficiência e transtorno é uma garantia que a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, tem oferecido às crianças e jovens da cidade que precisam de atenção especializada.
Mais uma Sala de Recursos Multissetoriais, a nona desde o início da atual gestão municipal, foi entregue à população. Dessa vez, os alunos do Centro de Formação do Menor Carmem de Oliveira e Silva, na ODIP, receberam o equipamento na tarde desta quarta (14).
A sala, que vai atender 32 estudantes que têm espectro autista (TEA), Síndrome de Down ou déficit de atenção, conta com brinquedos educativos, além de armários, projetor, computador, impressora, tudo pensado para o conforto das crianças e dos funcionários multidisciplinares.
A dona de casa, Maria Betânia da Silva, de 36 anos, é mãe de duas crianças e uma delas, Carlos, de 9 anos, vai fazer uso da sala inaugurada. “Ele mudou depois que começou a frequentar essa escola. No começo ele não conseguia ficar aqui, mas insistimos muito e hoje pede para vim. No começo quebrei muito a cabeça, porque não é todo lugar que aceita. Com isso, ele passou três anos fora da escola. Tentei a escola particular, mas não deu certo. Recomendaram para eu procurar a escola pública. No começo fiquei com medo, mas agora eu tenho confiança. Ele ainda vem meio período, mas vamos tentar o período integral. Hoje eu agradeço ao pessoal daqui que tem muito carinho por ele”.
A coordenadora de Educação Inclusiva de Gravatá, Amanda Monteiro, “ainda temos muitas outras salas por vir e a sala daqui da ODIP está rica em materiais, jogos, equipamentos tecnológicos, para atender as crianças dessa comunidade. É um trabalho que estamos desenvolvendo em equipar as salas, pois algumas já existiam, mas elas não tinham recursos e faltava tudo. Hoje é o contrário, pois conseguimos equipar com jogos de altíssima qualidade que vão beneficiar a aprendizagem das nossas crianças com deficiência, com transtorno e com déficit de aprendizagem. É importante destacarmos que todos esses avanços e conquistas que a gente vem trazendo para a educação inclusiva do município, é com muito esforço, luta de uma gestão que é muito comprometida, que é a do prefeito Joselito Gomes”.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)