Retorno vai beneficiar pacientes que precisavam de procedimentos cirúrgicos opcionais, entre eles vesícula e hérnias
Os usuários do SUS de Gravatá que precisavam passar por cirurgia eletiva agora podem ficar aliviados, pois o Hospital Municipal Doutor Paulo da Veiga Pessoa retomou o procedimento nesta quarta-feira (01).
As cirurgias eletivas, que podem ser postergadas por até um ano sem causar grandes problemas ao paciente, serão realizadas sempre às quartas-feiras e terão uma média de seis a oito operações por dia.
A diretora geral do Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa, Ana Araújo, relembrou o motivo da paralisação das cirurgias. “Há quase dois anos que, por decreto estadual, devido a pandemia, foram vários motivos que impediam, como deixar os leitos vagos para os casos de COVID-19, pela própria infecção do vírus que poderia acontecer. Hoje temos mais uma vez a prova do compromisso do prefeito Joselito com as pessoas, porque o hospital mais uma vez está pronto para oferecer aos gravataenses a cirurgia eletiva. O bloco está pronto, hoje damos o pontapé inicial e é provado esse compromisso quando as pessoas são cuidadas e elas têm a prioridade naquilo que elas sentem mais falta e naquilo que mais necessitam que é a saúde”.
O cirurgião geral, Hebert Miranda, destacou que “estamos com a melhor expectativa possível com esse retorno. Estamos com uma demanda grande de cirurgias defasadas, pois há um bom tempo não operamos, e a nossa intenção é essa reativação. Sinto-me honrado e estou disposto a trabalhar. Casos de vesícula, hérnias e colecistectomia já atendem praticamente 90% da demanda”.
Um desses pacientes beneficiados no primeiro dia de retomada foi o aposentado José Pedro, de 79 anos. Feliz, ele declarou que “chegou o grande dia, vou fazer cirurgia de vesícula, se Deus quiser vou tirar ela e vou ficar bom, porque me prejudica demais. Tudo o que eu como dói e com esse procedimento vai aliviar”.
O prefeito Joselito Gomes esteve no hospital para acompanhar essa retomada, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes. Ele disse que “com a pandemia, principalmente naquele momento mais forte de contaminação, estávamos com praticamente tudo parado e hoje, aqui no bloco cirúrgico do hospital municipal, estamos retomando as atividades, um esforço concentrado que foi feito para que de fato pudéssemos atender, através da Secretaria de Saúde do município, tendo a frente o secretário José Edson, e estivéssemos dando início às cirurgias eletivas. Isto é algo bastante positivo, pois muitas pessoas estavam precisando, aguardando e hoje estão agradecendo a Deus pela oportunidade que estão tendo. Assim continuamos o trabalho, porque o nosso compromisso é com as pessoas”.
Os secretários executivos de Saúde de Gravatá, Frailan Mota e Maria Araújo, estiveram no HDPVP representando o secretário da pasta, José Edson.
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)