Gravatá sedia ação cultural Pernambuco na Luta contra as Drogas até dia 23

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 10 de novembro de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Evento, que tem apoio da Prefeitura Municipal, Fundarpe e SENAI vai trabalhar com palestras, cursos, oficinas e rodas de saberes

 

 

A ação cultural “Pernambuco na Luta Contra as Drogas” teve início, na noite da quarta (09), no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, com palestra do cantor Netinho, que abordou o tema “Por que não usar anabolizantes?”. 

 

Até o dia 23 deste mês, a ação cultural, evento que tem o apoio da Prefeitura de Gravatá, da FUNDARPE, e do SENAI e SEBRAE, e é uma realização do IAB – Instituto Asa Branca, vai oferecer diversos cursos de qualificação profissional, oficinas artísticas e culturais, palestras e rodas de saberes com convidados renomados e autoridades. 

O Maracatu Sol Brilhante recepcionou o público com o som do ritmo pernambucano.

 

Na mesa da solenidade de abertura estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, que estava representando o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o presidente do instituto Asa Branca, José Maria, o pastor Josinaldo Soares da Silva, que estava representando o deputado Cleiton Collins, e o promotor Ivan Viegas Renaux de Andrade, que é titular da 2° Promotoria de Justiça de Gravatá.

 

Netinho, que esteve em Gravatá pela primeira vez, falou como foi o convite para participar do evento. “Eu fui convidado pelos amigos Fábio e Kiara, que eram do Recifolia, e eles me chamaram para falar sobre um assunto que fez parte da minha vida em 2013, pois fui parar no hospital por causa de anabolizantes. Quase morri, fiquei vivo e comecei a estudar o assunto. Entendo que é necessário que as pessoas comecem a discutir mais esse assunto, porque muitas famílias omitem que tem usuários de drogas prejudicando os filhos e vim fazer minha parte colaborando. Agradeço a Prefeitura de Gravatá, ao Instituto Asa Branca e isso é muito válido”.

 

O promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Gravatá, Ivan Viegas destacou a parceria da prefeitura com a iniciativa privada nessa ação que é considerada preventiva. “A droga hoje representa um mal muito grande na sociedade e é um meio para outras coisas graves, como homicídio, roubo, violência doméstica e o ministério Público de Pernambuco tem esse viés de combater o tráfico e punir aqueles que fabricam e vendem as drogas, mas também trabalhar na prevenção para que as pessoas não entrem nesse mundo. O poder público, em parceria com a iniciativa privada, toda sociedade unida pode fazer muito pelo jovem, que é um grupo principal de ação, mas também vamos estender o leque do que é droga, pois temos várias outras substâncias que estão aí também afetando pessoas de todas as idades”.  

 

O presidente do instituto Asa Branca, José Maria detalhou o evento. “A ideia de fazermos essa ação aqui no agreste é primeiro porque é a sede do nosso instituto e porque Gravatá, infelizmente, não se isenta desse mal que é as drogas e o interior não está livre disso. Tivemos o apoio da prefeitura, especialmente da Secretaria de Assistência Social e Juventude, com Viviane Facundes. A programação é bem vasta, iniciamos com a participação do cantor Netinho falando sobre uma droga que é o anabolizante, vamos ter outras palestras voltadas para o tema, muitas oficinas, cursos em parceria com o SENAI em muitas áreas. Gostaria que a população gravataense e os municípios vizinhos participem do evento. Serão 15 dias de uma manifestação sócio cultural contra esse que considero o mal deste século”.

 

A secretária Viviane Facundes ressaltou que o poder público municipal tem olhado para a questão com sensibilidade. “É um assunto pertinente, que a gente lida com ele todos os dias e não podemos ficar indiferentes. Precisamos de políticas públicas de qualidade para gerar emprego, renda, combater a miséria, fome e a desigualdade social. Só assim a gente vai ter uma sociedade justa e livre das drogas. Trabalhando com todos esses segmentos e cuidando bem das pessoas a gente consegue diminuir esse índice que ainda é muito alto em nossa sociedade. Aos poucos a gente vai tendo o apoio, o compromisso da gestão que tem um olhar humanizado e com certeza teremos um futuro bem melhor aqui”.  

 

 

As inscrições para acesso aos serviços e ações disponibilizados pelo evento serão através dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social do Município de Gravatá:

 

CRAS I – Rua do Cruzeiro, 75, Cruzeiro

CRAS II – Rua Auditor Jurandir de Medeiros, S/N, Área Verde

CRAS III – CAIC

CRAS IV – Rua Heleno Joaquim de Santana, 23, Maria Auxiliadora e 

na sede do IAB – INSTITUTO ASA BRANCA.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS