Gravatá sedia o Encontro Estadual dos NUCAs de Pernambuco e as atividades do Selo Unicef estão a todo vapor

Publicado em 14 de fevereiro de 2023, por Mathilde Souza | Categoria: COMDICA

Mais de 130 participantes de 44 municípios discutiram temas importantes relacionados às Mudanças Climáticas e à Alimentação Saudável

Nesta terça-feira (14), Gravatá sediou o Encontro Estadual dos NUCAs de Pernambuco e o prefeito do município, Joselito Gomes, marcou presença neste evento tão importante que aconteceu no Hotel Canariu’s Gravatá, localizado na Rodovia BR 232, s/n – KM 87.

Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social – ASSERTE é um parceiro implementador e organizou esse encontro enriquecedor que contou com mais de 130 participantes, de 44 NUCAS de Pernambuco, que discutiram em conjunto temas importantes relacionados às Mudanças Climáticas e à Alimentação Saudável.

Em seguida ocorreu rodas de conversa e apresentações artísticas em clima carnavalesco, visando que os NUCAs das diversas cidades pernambucanas possam trocar experiências, discutir temas relevantes juntos e se aproximar. NUCA significa Núcleo de Cidadania de Adolescentes, mantê-lo é um requisito chave para que o município possa conquistar a certificação UNICEF e em Gravatá, as atividades do Selo UNICEF estão a todo vapor.

No NUCA os adolescentes se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações à gestão pública municipal, considerando participação cidadã de adolescentes e ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidades e superar desigualdades que afetam a sua vida.

O NUCA de Gravatá tem suas atividades pautadas nas temáticas de Mudanças Climáticas, Enfrentamento ao racismo e outras violências, empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero, Participação efetiva das crianças e adolescentes em todos os espaços de construção de políticas com vez e voz.

Estiveram acompanhando cada etapa desse encontro o mobilizador do NUCA Gravatá, Artur Felipe, a articuladora do Selo Unicef 2021-2024 e presidente do COMDICA, Veluzia Rodrigues e o secretário executivo do COMDICA, Danilo Barbosa.

Graça de Lima, gestora de projetos da ASSERTE, comenta o papel da associação: “A ASSERTE enquanto parceria implementadora tem um papel nessa articulação, nessa mobilização e quando traz a pauta do NUCA que é dentro do Selo Unicef essa pauta visa empoderar os adolescentes para que tratem de temas diversos. Esse momento é um momento importante para que esses adolescentes e essas adolescentes saiam daqui empoderadas e possam replicar isso em seu território, na sua área e na sua comunidade, essa é a grande questão, é a proposta do UNICEF e a gente está implementando toda essa ação”.

Luiza de Sá Leitão, oficial desenvolvimento e cidadania de adolescentes do UNICEF Brasil, fala sobre estar em Gravatá:  “Nós estamos numa cidade que é polo, que é central para todo mundo e que também está inscrita no Selo, que está buscando a certificação do Selo que é uma certificação que a gestão está trabalhando pelos direitos das crianças e adolescentes. É importante a gente está cessa cidade no semi árido, a região agreste e que a gente está trabalhando, falando, abordando o tema do impacto das mudanças climáticas e alimentação saudável na vida de crianças e adolescentes, e de como esses adolescentes podem ser essa liderança que vai convidar seus pais e outros adolescentes para agir pelo clima, entrar no clima para dar exemplo e inspirar a sua cidade”.

Para Irmã Veluzia Rodrigues, articuladora do Selo Unicef 2021-2024 e a presidente do COMDICA, falou de como é importante Gravatá sediar esse evento: “Nós estamos realizando hoje aqui em Gravatá um evento muito importante. São quatro linhas que o NUCA tem que trabalhar e uma dessas linhas é a questão das questões climáticas e alimentação saudável, que uma coisa está ligada a outra. Os adolescentes daqui de Gravatá fizeram um vídeo maravilhoso da questão da alimentação saudável que foi o tema que caiu para a gente. Então, está recebendo esse evento em Gravatá é muito importante e como foi falado ali pelo prefeito que nós estamos não só querendo ganhar o Selo, mas empenhados de ganhar esse Selo”.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, comentou sobre Gravatá sediar esse encontro e a importância de ter o NUCA ativo no município: “Gravatá acolhe esse encontro porque na verdade o NUCA Gravatá a partir de tudo aquilo que vem desenvolvendo, as temáticas que estão sendo aprofundadas, partilhadas, Gravatá passou a ser uma referência. Estamos com uma quantidade significativa de participantes, em torno de 130, representando aí 44 municípios, uma temática muito necessária, mudanças climáticas e alimentação saudável. Se queremos olhar para a frente e olhar para o hoje precisamos assumir essa postura do cuidado, cuidar da nossa casa comum, cuidar de nós mesmos. Por isso esse trabalho acontece fortalecendo a base, o alicerce, ou seja, nossos adolescentes e crianças. E assim esse trabalho acontece no NUCA em Gravatá e em outros municípios. Vamos perseguir esse caminho porque nosso compromisso é com as pessoas”.

Fotos: Anderson Souza (SECOM)