Gravatá sedia o Primeiro Festival da Visibilidade Lésbica – Elas Cantam Direitos

Publicado em 28 de agosto de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Festival tem intuito de dar vez e voz, além de unir forças da gestão pública com a população gravataense 

 

Na noite do sábado (27), aconteceu o Primeiro Festival da Visibilidade Lésbica – Elas Cantam Direitos, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, no Mercado Cultural.

 

Esse festival tem o intuito de unir forças e dar voz às mulheres que lutam por seus direitos, visibilidade e causas.

 

O movimento contou com shows de Andréia Damaceno, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, de Andréia Santos, de Viviane Bezerra, de Lelêka Costa e da participação do Movimento de Dança Wanderson José, com dança de Amanda Salgado, assessora técnica da SECMULHER. Com canções do samba ao forró das antigas, elas animaram a noite do público presente. E também ocorreram citações de poesias.

 

Iêda Lira, contabilista, foi conferir de perto esse movimento e opina: “Eu acredito que nessa nova gestão do prefeito Joselito, a Secretaria da Mulher tem feito um trabalho realmente para todas as mulheres e todas as realidades. A secretária da Mulher, Ester Gomes, tem feito esse trabalho brilhantemente e eu estou orgulhosa de ver a Secretaria da Mulher tendo visibilidade e dando visibilidade a todas as mulheres, sejam elas lésbicas, sejam mulheres que sofrem violência doméstica, e sim, a Secretaria da Mulher tem o papel de uma gestão municipal”.

 

Para Ester Gomes, secretária da Mulher, é uma honra poder realizar esse festival. “Foi possível reunir na noite de hoje grandes artistas, mulheres de peso, mulheres potentes e a Secretaria da Mulher se coloca nesse lugar de acolhimento, de discussão, de elaboração de pautas, de falar sobre direitos e de ver esses direitos efetivamente sendo conquistados. Por isso essa noite é tão especial. Estamos realmente brindando um ato de coragem, um ato político, e é assim que nós seguimos com a gestão, de fato fazendo valer o compromisso com as pessoas”, disse.

 

 

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, estava orgulhoso e parabeniza a secretária da pasta por todo o empenho e luta: “Um evento importante, necessário para que esse segmento que encontra na Secretaria da Mulher, não só portas abertas, mas braços acolhedores, possa cantar seus direitos. Isso é importante. Somos diferentes, mas temos a mesma dignidade e importância. Diante das diferenças devemos fortalecer entre nós o respeito, a acolhida e o cuidado que precisamos ter uns com os outros. Estou parabenizando a secretária da Mulher por essa iniciativa e dizer que o trabalho continua, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

 

Também acompanharam esse movimento a secretária executiva da Mulher, Gleyzi Gueiros junto com toda equipe da pasta, secretários e executivos, além de servidores municipais.

 

O Primeiro Festival de Visibilidade Lésbica – Elas Cantam Direitos também contou com o apoio da academia Corpo e Alma, Odonto Vitória, Stike Cola Gráfica, Pianíssima – escola de música e o Movimento de Dança Wanderson José.

 

A Guarda Civil Municipal esteve presente e garantiu a segurança de todos.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS