Gravatá trabalha campanha Faça Bonito pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Tags: , , , , , , , ,
Publicado em 19 de maio de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Assistência Social e Juventude

Evento teve apresentação de vídeo sobre a data, palestra e contou com a participação do prefeito do município, Joselito Gomes

 

 

 

18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000. 

 

 

Para marcar a data, foi realizado o encontro de conscientização da campanha Maio Laranja, uma iniciativa que visa dar visibilidade ao tema.

 

 

Neste ano, Gravatá trabalhou a campanha intitulada Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, no auditório da Secretaria de Educação, na tarde desta quarta (18), com apresentação de vídeo explicando a origem dessa data e palestra da mestranda em Educação Contemporânea pela UFPE, Jéssica Villiana.  

 

 

O encontro teve a participação de representantes dos Conselhos Municipais, do Conselho Tutelar, da Guarda Civil Municipal, das polícias Civil e Militar de Pernambuco, de secretários municipais e executivos da prefeitura e da sociedade civil de Gravatá.

 

 

Hielton Souza é gerente da Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá, e ele destacou que “essa é uma temática que está em todo território nacional e a importância de reunir e ter uma data que dedique a esse encontro é fortalecer a rede de proteção no município, no que se refere à saúde, educação, assistência social e todas as outras pastas para se unir no enfrentamento e fortalecimento dessa demanda”.    

 

 

A secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, esteve presente no encontro e reforçou que todos fazem parte desse debate. “Nosso objetivo hoje é mobilizar toda sociedade para que o 18 de Maio não seja só uma data que a gente fala em combate ao abuso e exploração sexual de jovens e de crianças, ela vem para lembrar que a gente pode fazer essa mobilização, cuidar deles durante a vida. É preciso cuidar para que no futuro a gente não tenha adultos com traumas. Infelizmente, a sociedade ainda tem medo de fazer denúncia e de se envolver. Estamos aqui chamando atenção para o fazer bonito na vida, pois esse é o papel de toda sociedade”. 

 

 

 

O prefeito Joselito Gomes lamentou que precise ter esse tipo de data, mas ratificou que a gestão pública municipal está atenta a esta causa. “A nossa gestão, tendo consciência e a responsabilidade de priorizar crianças e adolescentes, que a rede combate a tudo aquilo que de uma forma ou de outra destruir nossas crianças, que realize cada vez mais um trabalho integrado, que através de ações possamos obter resultados positivos, de modo especial ao combate a esse abuso. É uma responsabilidade de todos nós essa tomada de consciência, o aprofundamento do tema, a reflexão que sempre se faz no dia de hoje, possa nos ajudar a diminuir esses casos e um esforço contínuo para zerar. Não podemos descuidar desse compromisso com as pessoas”.

 

Durante todo esse mês estão sendo realizadas ações voltadas para o Maio Laranja, quando é lembrado o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Secretaria de Assistência Social e Juventude  de Gravatá tem feito ações nas escolas do município e nas organizações da sociedade civil. 

 

Os quatro Centros de Referência de Assistência Social –  CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS também estão recebendo atividades voltadas para a temática.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS