Guarda Civil Municipal de Gravatá participa de curso de formação em Ipojuca

Publicado em 10 de novembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Capacitação teve o objetivo de atualizar os GCMs para atuar no trânsito e oferecer qualidade e segurança aos moradores e visitantes

A Guarda Civil Municipal de Gravatá participou da primeira turma do Curso de Atualização de Agente da Autoridade de Trânsito, uma parceria entre as Prefeituras de Gravatá e do Ipojuca.

O objetivo do curso, que contou com a participação de 28 guardas municipais, foi capacitar e atualizar esses profissionais, conforme a portaria do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, n°94, de 31 de Maio de 2017, que em seu Artigo 5° determina que os Agentes da autoridade de trânsito devem realizar o curso de atualização a cada três anos.

De acordo com o comandante da GCM de Gravatá, André Paiva, “houve a preocupação do  nosso prefeito Joselito Gomes, do secretário de Segurança, coronel Gilmar Oliveira, e do Diretor do Departamento de Trânsito, José Agostinho, em buscar parceria com a Autarquia de Trânsito do Município de Ipojuca, com o intuito de capacitar os GCMs de Gravatá para oferecer qualidade aos cidadãos que necessitam de um trânsito com fluidez e segurança em Gravatá”.

O curso foi dividido em duas etapas: aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas foram realizadas anteriormente, por meio de ambiente virtual de ensino e, ao final delas, houve provas avaliativas e notas individuais para cada agente.

A grade curricular foi composta por: Legislação de Trânsito; Legislação de Trânsito Aplicada; Ética e Cidadania; O Papel Educador do Agente; Operação e Fiscalização de Trânsito; e Prática Operacional.

Já as aulas práticas foram realizadas, presencialmente, no município do Ipojuca, na terça-feira (09) e nesta quarta (10), como fala o secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira. “A Prefeitura Municipal do Ipojuca realizou esse curso, e como parceria nós conseguimos inscrever nossos guardas municipais, os quais tiveram aula teórica e fizeram blitz e treino de abordagem, nesta última etapa do curso, para saberem como se atua no trânsito, na prática. Esse é o compromisso do prefeito Joselito Gomes, que determinou o cuidado com as pessoas no trânsito da cidade”.

A entrega dos certificados terá cerimônia com a data a ser marcada pela Prefeitura Municipal de Ipojuca, quando serão convidadas as autoridades dos dois municípios.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Guarda Civil Municipal de Gravatá e Ednaldo Lourenço (SECOM)