Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa retoma cirurgias de pequeno porte para benefício dos gravataenses

Tags: ,
Publicado em 31 de março de 2023, por Filipe Vasconcelos | Categoria: Destaque


Cerca de 60 pacientes serão cirurgiados no bloco cirúrgico do HPVP para diminuir a fila e manter a boa saúde da população

O Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa voltou a realizar cirurgias de pequeno porte. Dentro das ações de reconstrução da saúde no município, diante da sua constante preocupação em zelar pelo bem-estar dos gravataenses, o prefeito Joselito Gomes reuniu a atual gestão da Secretaria de Saúde do município e juntos identificaram os pontos que precisam de ajustes e agora os frutos começam a aparecer.

 

 

 

Na última semana de cada mês, aproximadamente 60 pacientes passarão por triagem no hospital pela parte da manhã e, identificada a necessidade de intervenção cirúrgica, os pacientes serão encaminhados para o bloco cirúrgico do HPVP para realizarem seu procedimento no mesmo dia.

 

 

O cirurgião geral Rodrigo Tenório é o médico responsável pela triagem e pelas cirurgias. Ele fala da dinâmica de triagem e de realização dos procedimentos que começa a ocorrer na unidade de saúde. ”Recebi o convite para retomar as atividades com cirurgias especializadas aqui no município, realmente encontramos uma demanda um pouco aumentada por conta de pacientes que ficaram um bom tempo sem marcação cirúrgica, mas a gente está retomando tanto a marcação dessas consultas, quanto agilizando os procedimentos de pequeno porte. Temos a marcação para avaliação caso a caso, individualizada de cada paciente para determinar o que pode ser operado aqui com a maior brevidade possível.”

 

 

 

Há pessoas que estavam na fila de espera há anos e agora o intuito dos mutirões é, aos poucos, zerar essa espera. Como é o caso do esposo da cuidadora de idosos Fabíola Isabel. Ele tinha um lipoma aproximadamente do tamanho de uma laranja no ombro do havia seis anos. Nesta sexta (31/03) ele passou pela triagem e logo foi encaminhado para a cirurgia. Enquanto seu marido estava sendo operado, Fabíola afirmou que ”É muito bom cuidar da saúde e da educação, é onde o povo sempre mais precisa. Há seis anos ele vinha precisando dessa cirurgia e hoje ele conseguiu, quando simplesmente ele hoje foi consultado pra ser avaliado e hoje mesmo conseguiu fazer a cirurgia. Se continuar assim, Gravatá vai ser muito mais feliz.”

 

 

Dentre as pessoas que foram cirurgiadas neste dia 31, outro exemplo de espera foi o do sr. Severino Hercílio, aposentado, que depois de uma longa espera também passou pela triagem e realizou a sua cirurgia no mesmo dia. Muito contente, ele afirma que ”assim é que é bom pra gente. Eu achava melhor aqui do que ir pra longe, pra não ficar longe da família. Graças a Deus estou muito feliz e agradeço ao prefeito da cidade pelo esforço que está fazendo para os pacientes serem operados aqui. Antes qualquer problema a gente ia pra Caruaru ou Recife. Agora a gente faz aqui no município que a gente vive.”

 

 

 

Durante a visita do prefeito aos pacientes que estavam prestes a serem cirurgiados, a diretora do HPVP, Silmara Enfermeira, e o secretário de Saúde, Anderson Oliveira, falaram também sobre a reforma das UTIs (que está em 95% do andamento), da retomada das cirurgias de médio e grande portes (que voltarão em breve), bem como da reforma pela qual passará o hospital de Gravatá. Segundo Anderson, ”hoje estamos iniciando o processo de mutirão de pequenas cirurgias, realizando a triagem e já os procedimentos em, aproximadamente, 60 pacientes que estão hoje aqui passando por avaliação médica e, dependendo da triagem, o paciente já pode realizar o procedimento. É um ensaio de um trabalho que estamos fazendo planejando a retomada das cirurgias de médio porte. O prefeito Joselito nos pediu empenho em cuidar cada vez mais das pessoas e o que estamos iniciando aqui hoje já serve como ensaio do que está por vir.”

 

 

No dia de seu aniversário, o gestor do município, dentro de sua agenda repleta de compromissos com o município, realizou uma visita aos pacientes que participaram da triagem e das cirurgias. O prefeito aproveitou também para visitar os outros setores do hospital e verificar o funcionamento da unidade que, além das cirurgias, funciona com exames, clínica médica, internações, UTI, dentre outros serviços. ”Iniciamos hoje e assim será no final de cada mês, um mutirão de cirurgias. Primeiro vem o momento da triagem, em torno de 60 pessoas hoje foram atendidas aqui no hospital e, neste momento, 15 já fizeram e estão fazendo pequenas cirurgias. Esse trabalho terá uma continuidade e, assim sendo, estaremos nos preparando para, daqui a algum tempo, iniciarmos cirurgias de médio porte no Hospital Dr. Paulo da Veiga Pessoa. Sabemos que existe uma demanda, a população faz referência à necessidade de ter reativação do bloco cirúrgico, o hospital não estava em nenhum momento fechado e ainda nos preparamos para todo um trabalho de reforma e de adequação de todo esse ambiente hospitalar para que a população aqui seja ainda melhor acolhida, servida e atendida, porque nosso compromisso é com as pessoas”, ressalta o prefeito.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)


DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS