Hospital Municipal de Gravatá traz palestras em alusão ao Outubro Rosa no Dia do Servidor Público

Publicado em 28 de outubro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Conversas ocorreram com servidores da unidade de saúde e alguns usuários do SUS e trouxe mastologista, nutricionista e psicóloga para falar sobre o Câncer de Mama

 

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, 28% dos casos de Câncer de Mama podem ser evitados. Seja pela qualidade de vida da pessoa, quanto pela realização do autoexame e conhecimento sobre a doença.

Pensando nisso, o Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa (HPVP) proporcionou uma série de palestras, na manhã desta quinta-feira (28), sobre a prevenção e o combate ao Câncer de Mama, como parte da programação da campanha Outubro Rosa.

Uma das palestras foi ministrada pelo mastologista, Francisco de Paula, uma referência em cirurgias geral e oncológica em Pernambuco, que falou sobre tipos de Câncer de Mama, tratamento, orientação para realização do autoexame da mama e tirou dúvidas dos presentes. 

As outras explanações foram com a nutricionista especialista em aleitamento materno, Kellyta Albuquerque, e com a psicóloga, Taynara Rodrigues. 

 

Francisco de Paula falou sobre a iniciativa da prefeitura em proporcionar esse momento no Dia do Servidor Público. “É uma excelente iniciativa. A educação é uma das coisas mais importantes que a gente tem no combate ao câncer. A informação e o tirar as dúvidas são coisas fundamentais também, apesar de às vezes pensarmos que não. Uma palavra, uma informação, um cartaz salvam vidas. Já fiz uma palestra como essa há alguns anos em Surubim, onde duas pacientes depois procuraram o hospital, precocemente, e estão vivas até hoje”, destaca o mastologista sobre o cuidado precoce. Ele completa: “Então veja a importância. Uma pessoa que a gente consegue sensibilizar, dar aquela informação e que ela transmite, ela se transforma em uma replicadora daquela informação. A Prefeitura de Gravatá está de parabéns, por essa ação e outras que tenho acompanhado na área de saúde, aqui da cidade, e acho que é uma ação de fundamental importância. Só tenho a parabenizar pela iniciativa e agradecer por ter tido o privilégio de ter sido convidado pelos amigos para ter essa conversa”. 

 

A diretora do hospital, Ana Araújo, falou porque houve esse momento. “Estamos no mês do Outubro Rosa, que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que é um alerta a todas as mulheres, a todas as pessoas, sobre a prevenção, cuidado e tratamento do Câncer de Mama e claro que o hospital municipal não poderia ficar de fora. Pensamos em trazer essa ação com a pessoa do médico mastologista, Francisco de Paula, que é uma referência nesse assunto, tem vários anos à frente desse tratamento, para que a gente pudesse palestrar um pouco com os usuários do SUS aqui de Gravatá e com nossos funcionários, aproveitando que hoje é Dia do Servidor Público. A gente quis oferecer essa ação de alerta para todos eles e os multiplicadores estão no dia a dia, lidando também com essa doença. A gente entende que, quando o colaborador recebe a ação continuada, está bem capacitado, oferece um serviço de qualidade e é isso o que a gestão do prefeito Joselito Gomes preza: cuidar das pessoas e cuidando também de quem cuida”, pontuou.

Durante o evento, o vereador Zé da Saúde esteve. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS