I Encontro de Pick-ups Antigas movimentou Gravatá neste sábado (16)

Publicado em 16 de outubro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Cultura

Evento aconteceu no Rancho Orvalho e reuniu veículos de idades variadas e público apaixonado 

 

O I Encontro de Pick-ups Antigas de Gravatá foi uma programação para toda família e, agradou em cheio, o público que foi ao Rancho Orvalho, neste sábado (16).

Além das pick-ups antigas, que foram trazidas por clubes e colecionadores individuais de lugares diversos, como Mossoró (RN), Ceará, Maranhão, Caruaru, Recife e Gravatá, foram apresentados outros modelos de carro, incluindo uma Ferrari.

Gravatá se destaca como um dos lugares no Brasil com maior número de proprietários de veículos antigos, o que soma uma média de pelo menos 250 carros desse tipo no município.

Os anos das pick-ups expostas variavam entre as décadas de 1920 e 1990, e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, apoiou o evento com a divulgação. 

Bruno Malaquias

 

Romildo Lyra é organizador do I Encontro de Pick-ups Antigas de Gravatá, junto com Bruno Malaquias. Ele falou: “percebemos que Gravatá não tinha um evento voltado especificamente para pick-ups antigas e vimos que muitos integrantes de um grupo de Whatsapp são proprietários de uma quantidade expressiva desse veículo. Como a cidade tem a tradição de sediar evento voltado para antigos, nós tivemos a ideia. Essas máquinas têm pelo menos 30 anos de uso, o proprietário do Rancho Orvalho, Antônio Carvalho, cedeu o espaço gentilmente, e depois de algumas reuniões chegamos ao consenso que Gravatá merece um encontro desse e que faça parte do calendário turístico da cidade”. Ele destaca que há na cidade pessoas apaixonadas por automóveis antigos. “Muitos carros antigos, inclusive, têm residência em Gravatá, o que é muito interessante, e estamos aqui hoje. Agradecemos o empenho de todos que trabalharam para a realização desse evento, como o prefeito Joselito, através da Secretaria de Turismo, que nos ajudou apoiando na divulgação”, completa.  

 

Antônio Carvalho é o proprietário do Rancho Orvalho e cedeu o espaço para o I Encontro de Pick-ups Antigas. Ele falou que “com este evento, estamos tendo a oportunidade de resgatar a história do automobilismo nacional, principalmente os automóveis nacionais e também poder retomar a normalidade da vida, nesse momento de congraçamento entre amigos de um mesmo hobby, de um compromisso com a preservação histórica do automobilismo e do respeito pela tecnologia e da evolução das máquinas ao longo do tempo. Abrir esse espaço aqui é abrir o coração, o sentimento, a emoção e poder estar junto de novo. Eu nasci com o problema da paixão pelos carros antigos. O meu interesse ao ceder esse espaço não foi comercial, foi dar continuidade a essa paixão e trazer o público mais jovem também”. 

 

O vice-prefeito de Gravatá, Júnior Darita, prestigiou o evento e falou sobre essa retomada de uma tradição na cidade. “É com muita satisfação que a gente participa desse primeiro encontro, certamente será a primeira de muitas ações e tivemos a informação de que Gravatá em breve vai sediar o clube do automóvel antigo e muitas coisas boas virão. A cidade está voltando com toda força e está preparada para o formato do turismo pós-pandemia, de forma segura, respeitando os protocolos sanitários, oferecendo uma beleza única. Uma variedade dessa de automóveis, de pessoas querendo investir e empreender em Gravatá e o prefeito Joselito Gomes está de braços abertos para receber essas e outras ações. Esse é um dos segmentos que Gravatá é fortíssimo e nós vamos mostrar para Pernambuco, Brasil e o mundo a beleza do automóvel antigo e essa memória afetiva que cada um desses veículos traz dos nosso avós, pais, da nossa história e é com muita satisfação que a Prefeitura de Gravatá participa desse evento”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS