Integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Gravatá do biênio 2024-2026 têm encontro para discutir ações nos próximos anos

Tags: , , ,
Publicado em 23 de outubro de 2024, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico

Pauta da reunião foi o Regimento Interno, que vai nortear a atuação do grupo e reger normas de funcionamento do Conselho nos próximos dois anos

 

 

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Gravatá teve mais um encontro após escolha dos integrantes que vão atuar no próximo biênio de 2024-2026 com esta temática.

 

 

No primeiro momento, a reunião, que aconteceu na noite da terça (22), no auditório da Secretaria de Educação, teve apresentação da palestra sobre Agenda Del: Uma estratégia colaborativa para o Desenvolvimento Econômico Sustentável, com a consultora do SEBRAE-PE, Patrícia Dantas.

 

 

Logo após, o grupo abriu roda de diálogo, em que houve apresentação de cada integrante, considerações e a definição sobre do Regimento Interno, documento que vai disciplinar sobre a pauta, organização, atuação e normas de funcionamento do Conselho.

 

 

A atuação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Gravatá atende o Decreto nº 075, de 08 de setembro de 2021, fato que foi destacado por Sônia Jerônimo, consultora do SEBRAE-PE com atuação no Recife. “Quando o SEBRAE fez essa contratação, a ideia era formar uma governança, organizar um corpo, a sociedade civil, junto com o poder público, dentro do Programa Cidade Empreendedora essa perspectiva. Mas quando eu cheguei aqui foi uma grande surpresa muito agradável, porque fui informada por Josias Teles que a cidade já tinha um decreto de 2021 onde o prefeito fazia essa abertura para se criar o Conselho. Então foi chegada a hora de executar, o prefeito apoiou demais, ele participou das primeiras reuniões, ele se colocou à disposição e ele pediu ajuda das pessoas para o plano de administração da cidade. É uma postura política muito aberta, muito moderna, de participação social. Gravatá só tem a crescer com isso, com essa abertura e criação de todos os conselhos, não existe cidade boa que não acolha o seu habitante, então isso faz com que as pessoas tenham um sentimento de pertencimento maior, de contribuição maior e isso só pode evoluir a cidade para uma ambiência boa, de compartilhamento de ideias e de pessoas”.   

 

José Joaquim de Lemos, secretário de Indústria e Comércio e presidente do Conselho, explicou como o grupo vai atuar de forma que haja o crescimento econômico do município. “Regimento Interno debatido e é preciso que a gente dê continuidade a esse trabalho que está começando agora. Conselho formado e a gente vai colocar em prática e vamos juntos com todos que aqui estão procurar desenvolver o comércio, a indústria para que a nossa cidade tenha esse reconhecimento, tenha essa formação, que a população seja beneficiada de alguma forma. Tem vários segmentos envolvidos e a gente precisa do apoio e dar o apoio para que tudo aconteça”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)




DESTAQUES


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES



ÚLTIMAS NOTÍCIAS