Integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Gravatá tomaram posse nesta quarta (03)

Publicado em 03 de novembro de 2021, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Destaque

Entre as atribuições do Comtur está definir as prioridades para o setor entre os anos de 2021 e 2023

 

Revitalização da Ilha das Cobras, no bairro Cruzeiro, apoio no encontro dos amantes de carros antigos, estímulo ao turismo radical, ao ecoturismo, ao turismo religioso, entre outros, estão deixando o destino Gravatá cada vez mais atrativo em Pernambuco. 

Por isso, os membros do Conselho Municipal de Turismo de Gravatá – Comtur terão um trabalho intenso no próximo biênio. 

Esta quarta-feira (03) foi o pontapé inicial do Comtur com a posse desses integrantes, ocasião que aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde. 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e o vice-prefeito, Júnior Darita, estiveram presentes na solenidade de posse e foi entregue, nas mãos de cada um dos 14 membros que representam a sociedade civil gravataense, a portaria municipal n⁰ 748/2021. 

Entre os presentes, também, estavam o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, os secretários executivos de Desenvolvimento Econômico, Josias Teles e Lidiane Bezerra, além do assessor técnico de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Felipe Maciel. 

 

Um dos integrantes do conselho, o empresário André Sobral, falou que “as resoluções do conselho serão boas porque iremos chegar em um denominador comum para melhorar nosso turismo aqui em Gravatá, como receber melhor nossos turistas. Um dos fatores que achei muito importante do prefeito é que ele primeiro vai escutar todo mundo para tomar a decisão dele, então ele não vai tomar uma decisão sobre o assunto sozinho, mas, em conjunto com todos”.

 

Valéria Silva, presidente da CDL, também é membro do Comtur e ela falou sobre a expectativa quanto ao trabalho do conselho. “Primeiro quero parabenizar o prefeito Joselito e o vice Darita e a nossa expectativa como comerciante é que o conselho está sendo muito bem representado, tem vários segmentos e que, a partir de agora, nós vamos ter um momento diferenciado, quando iremos opinar, a sociedade civil vai ser ouvida e, dentro do nosso segmento, vamos dar sugestões. Tenho certeza que a partir de agora a cidade irá se desenvolver cada vez mais e beneficiar tanto os comerciantes, quanto a comunidade em geral”. 

 

O diretor de Turismo de Gravatá, Patrick Serapião, explica a função do Comtur. “O Conselho Municipal de Turismo de Gravatá tem o caráter consultivo, deliberativo e é normatizador das políticas públicas das atividades turísticas no município. Essa reativação do conselho é fundamental, importantíssima para que essas políticas sejam praticadas e compartilhadas dentro da esfera pública do poder público municipal, como também das empresas privadas, do trade turístico aqui da nossa cidade”. 

 

O vice-prefeito, Júnior Darita, falou da união entre o poder público e a população gravataense nas decisões pelo turismo local. “Desde sempre que a gestão do prefeito Joselito fala em incentivar os conselhos a participar das decisões, liberações, fazerem parte não só da gestão, mas também e principalmente da população e os conselhos são a representação dessa população. Essa é uma força muito grande que a nossa gestão tem de dar as mãos com o povo para tomar as decisões necessárias. O turismo é uma atividade que é importante compreender, pois é a principal geradora de renda da cidade e dela nascem outras atividades. É importante entender que essa integração entre o poder público e a população vai fazer com que tudo dê ainda mais certo do que já vem dando. É o compromisso com as pessoas”.

 

Para o prefeito, Joselito Gomes, “nada melhor do que a população apontar as necessidades reais da cidade. Acredito que o conselho municipal torna a participação ampla da população visível. Posso dizer que o turismo é a primeira e maior indústria de Gravatá. Daí a necessidade de ouvir a população, os vários segmentos, setores, porque a partir desse ponto você percebe melhor quais são as reais necessidades. Ao mesmo tempo, você erra menos. O conselho existindo, funcionando, acompanhando as decisões e tudo aquilo que será colocado em prática, vai sinalizando que a população de Gravatá está sendo ouvida. Queremos o envolvimento das pessoas para que juntos possamos estar organizando, melhorando a cidade da forma como desejamos e queremos, porque nosso compromisso é com as pessoas”.  

 

A próxima reunião do Conselho Municipal de Turismo de Gravatá será realizada no dia 01 de dezembro. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 


QUADRO DE AVISOS


MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES




ÚLTIMAS NOTÍCIAS